Por a 3 Março 2021

O atelie Bisà assina o projeto de remodelação de uma casa muito pequena, com apenas 58 m², na ilha de Burano, em Veneza.

Projeto: Bisà; Fotografia: Giulio Boem / segundo a memória descritiva

Batizada Cyan House, trata-se de uma construção de meados do século XIX, no estilo simples da maioria das outras da ilha de Burano, na lagoa veneziana: pequena, colorida e bem organizada.

A porta da frente, com moldura branca, abre diretamente para uma cozinha com piso de resina vermelha e uma lareira invulgarmente grande no meio; o espaço está organizado em torno da área destinada aos cozinhados, num pequeno volume de 5x4x7,5 metros.

Os materiais com que foram construídas estas pequenas casas de pescadores são extremamente pobres, como tal, o projeto optou por não desvirtuar as origens e utilizar dois materiais de construção simples: madeira e cimento.

Há uma escada que conduz a outros dois andares, alojando, cada, um quarto. Nos pisos superiores, todos os móveis, divisórias e acabamentos foram redesenhados e executados em madeira de pinho claro.

No piso térreo optou-se pela utilização de cimento, com cor e grão diferentes, para a construção da cisterna de contenção, do mobiliário e da estrutura da escada.

0
Would love your thoughts, please comment.x