Por a 15 Junho 2023

Um apartamento de 90m2 num edifício histórico que recupera os pavimentos em terrazzo e a pátina do tempo, levando a sua proprietária numa viagem. Fica em Itália e é um projeto do estúdio DID.

Projeto: DID Studio / Fotografia: Andrés Borella

Um edifício antigo no centro histórico de Vicenza, Itália, representativo do estilo neogótico típico dos edifícios nobres das cidades italianas do início do século, foi objeto de uma restauração conservadora e do projeto de um novo apartamento

O edifício está localizado no canto noroeste dos jardins Salvi, um grande parque desejado pela família Valmarana e concebido no final dos anos 1500 como parterre italiano, mas transformado em jardim inglês no século XIX. Conta a história que, o seu primeiro proprietário foi, na verdade, um banqueiro milanês que se mudou para Vicenza como diretor de uma instituição bancária.

 A atual proprietária pediu expressamente a renovação de algumas partes do edifício de forma conservadora, juntamente com o pedido de transformar o piso superior na sua nova casa, depois de alguns anos passados ​​no estrangeiro a trabalho.

A principal característica do projeto foi respeitar todos os acabamentos existentes para manter o testemunho do edifício do início do século.
Sublinhe-se que a casa goza de uma vista encantadora sobre os jardins Salvi, que se avista através de uma varanda que se debruça sobre o riacho que anima todo o percurso do parque com uma suave cascata. Exposta ao sol por todos os lados, a casa também goza de iluminação natural a qualquer hora do dia.


Segundo os autores do projeto, a restauração dos acabamentos originais exigiu o uso daqueles poucos artesãos ainda capazes de criar e restaurar os antigos pisos venezianos, a que chamamos terrazzo: pisos feitos com porções de mármore de várias cores, combinados de acordo com uma configuração precisa e aprimorados por um polimento específico que os torna numa superfície brilhante e vibrante.


As cores e os móveis propostos foram selecionados em harmonia com o estilo arquitectónico do edifício e de acordo com o estilo da época. Em particular, as cadeiras Chiavari na sala, as janelas de chumbo e o armário baixo na mesma divisão, são os originais da casa.


O projeto incluiu ainda a reabilitação da antiga entrada do edifício, destacando-se os acabamentos originais da escadaria e paredes. Sublinhamos ainda a manutenção da pátina do tempo, que dá uma sensação de romance e prepara o hóspede para uma pequena viagem.

0
Would love your thoughts, please comment.x