Por a 23 Maio 2023

Numa das ruas históricas do Porto, um edifício degradado mas com legado arquitetónico, foi alvo de uma reabilitação que o modernizou, criou cinco apartamentos, mas manteve a linguagem de outrora. Conheça o projeto, o antes e o depois.

Arquitetura: Pedro Ferreira Architecture Studio / Interiores: Rute Moreda / Fotografia: João Morgado Photography / segundo memória descritiva

No Porto, mais concretamente na Rua das Taipas, o escritório Pedro Ferreira Architecture Studio levou a cabo um projeto de reabilitação, que incidiu num edifício que se encontrava em elevado estado de degradação. Tendo em consideração que a rua em questão, prima pela preservação das características construtivas e espaciais do existente, foi considerado manter e preservar o legado arquitetónico.

A proposta do gabinete de Pedro Ferreira, teve a intenção de manter o exterior do edifício, recuperar as suas fachadas e no interior, reconstruir mantendo ao máximo as caraterísticas.

O edifício, conta hoje com cinco apartamentos distribuídos ao longo de sete pisos e em cada um deles, a organização espacial manteve os princípios pré-existentes assim como o sistema estrutural, composto por soalho de madeira sobre vigas de madeira, e telha sobre asnas, também elas de madeira.

Para o projeto de design de interiores, o escritório contou com Rute Moreda.

Veja na galeria seguinte as fotografias antes da intervenção.

0
Would love your thoughts, please comment.x