Por a 5 Abril 2023

São o coração das casas atuais e autênticos palcos para brilhar. Mas para isso, a iluminação tem de estar à altura. Damos-lhe algumas dicas para tornar a sua ilha de cozinha num lugar esteticamente bonito, funcionalmente perfeito e sempre bem iluminado.

São aquele lugar onde design e função se encontram. As ilhas de cozinha podem ser uma peça statement numa casa, mais ainda se falarmos de cozinhas integradas na sala. Nos dias que correm, em que a cozinha se tornou um verdadeiro atelier e que os chefs são vistos como verdadeiros artistas, iluminar bem o “palco” onde tudo se passa é fundamental para se atingir as luzes da ribalta.

Como em todas as outras divisões, na cozinha a iluminação é fundamental em termos estéticos mas também o deve ser em termos práticos, contribuindo para fornecer o nível de iluminação adequado às funções da divisão: como preparar, cozinhar, servir.

© José Manuel Ferrão

Contudo, defendem os especialistas, a iluminação da cozinha também deve ser ajustável, de forma a permitir criar diferentes ambientes para as diversas atividades que hoje se desenvolvem nesta área da casa, que vão desde mesa de jantar a bancada de preparação de alimentos, secretária ou apenas um lugar para conversar.

Outros elementos a ter em conta, sublinham, são a disposição da cozinha, a altura do pé-direito, a localização dos pontos de luz e a temperatura de cor certa de acordo com o ambiente em que se insere.

Maxime Brouillet


Tendo todos estes factores em atenção, reunimos algumas ideias que são esteticamente espetaculares por si só, outras altamente funcionais e outras ainda onde impera a versatilidade. Em todas um denominador comum: um sucesso em termos de ambiente.

Opte por pendentes ajustáveis

Acertar a altura certa para a iluminação nem sempre é fácil, mais ainda quando se trata de uma superfície que acolhe diversas e diferentes actividades. Em vez de se comprometer com uma altura fixa, opte por uma iluminação em pendente ajustável – podendo facilmente subir ou descer consoante as necessidades.

Arrisque numa statement piece

via Pinterest

Numa cozinha com sala integrada, o espaço reservado à ilha pode ser não só o coração da casa, como o palco onde tudo se passa e o ponto focal de toda a habitação. Se a quer funcional mas esteticamente imbatível, nada como apostar numa peça que se distingue, como um lustre ou algo irreverente.

Escolha um tamanho proporcional ao da sua ilha ou da área que deseja iluminar. Se tem um pé-direito alto, pode optar por um candeeiro grande ou um conjunto de diferentes tamanhos e pendurados a diferentes alturas.

Escolha um exaustor com iluminação embutida

Se procura funcionalidade e uma cozinha prática, talvez esta seja a sua solução. Colocar o fogão na ilha é uma boa opção, pois permite uma maior interação enquanto se cozinha, e com esta solução um exaustor é imprescindível. Escolha um que tenha a mesma largura que a placa ou fogão e que tenha iluminação embutida e a suficiente para iluminar a zona de confecção mas também a envolvente.

via Pinterest

Escolha um material fácil de limpar

Por último, focamos o material, que deve ser fácil de limpar e de remover gorduras. Para o efeito, deve optar por metal, vidro ou cerâmica, e colocar de lado as opções em tecido ou papel, que ficarão sujos rapidamente e não são tão práticos de lavar.

O metal difunde uma luz ténue sobre a ilha de cozinha, uma luz mais doce. É um material que é bastante transversal em estilos – do vintage ao industrial passando pelo escandinavo. O difícil será escolher porque a diversidade é muita.

O vidro é fabuloso para pendentes que transmitem a luz lindamente, ao mesmo tempo que adicionam um toque de glamour à sua ilha de cozinha. Dos vidros soprados aos globos de luz, passando por cúpulas ou lanternas, a variedade é muita e bem escolhido podem conferir elegância ao espaço.

Por último, a cerâmica oferece uma solução elegante e contemporânea, combinada com o lado ,ais natural, orgânico e feito à mão. Também aqui a variedade de cores e acabamentos é vasta com a vantagem de, no caso das peças feitas à mão, não existirem duas iguais.

0
Would love your thoughts, please comment.x