Por a 18 Abril 2023

Assinado pela arquiteta Consuelo Jorge, este loft refúgio, em São Paulo, é um espaço interativo e aconchegante, gizado para refletir e renovar as energias, em linha com as necessidades de homem actual. Um projeto onde o conforto e a natureza se encontram, e o bem-estar se associa ao design.

Projeto: Consuelo Jorge / Fotografia: Fran Parente / Adaptação: Isabel Figueiredo

São 101 m2 onde a atmosfera prima pela sofisticação e sensação de bem-estar, sem prejuízo do lado prático dos seus ambientes integrados. Inspirada no tema da Casa Cor de 2019 – um importante evento de design e arquitetura de interiores no Brasil e países vizinhos -, que se intitulava “Planeta Casa”, Consuelo Jorge procurou resgatar a natureza num refúgio urbano.

Através de referências aos materiais naturais, como a madeira de bambu e a pedra, foi criada uma releitura para transmitir uma sensação de naturalidade, mantendo a elegância e melhorando, através da tecnologia, revestimentos intemporais.

A partir daí, nasceu um espaço contemporâneo, com formas envolventes e puras, em oposição mas nunca em conflito, ao ritmo acelerado da cidade, e reforçando a sensação de proximidade com a natureza.

A escolha dos revestimentos assenta numa paleta de tons quentes e terrosos, em contraste com o cinza claro como pano de fundo. A arquitetura do ambiente foi totalmente planeada para proporcionar ao ocupante a sensação de acolhimento, especialmente através do forro inclinado de madeira de bambu, que além de aquecer o ambiente, inspira uma percepção estética diferenciada.

O papel de parede que remete para o cimento, bem como os tapetes em fibras naturais, pedras nativas, tecidos em linho, vasos em porcelana e argila, dialogam harmoniosamente entre si e com a arquitetura, criando, assim, um espaço intimista que serve de amparo e de proteção, um refúgio para o homem urbano se sentir em contacto com a natureza.

Em linha com o conceito do espaço, logo à entrada da zona social, foi colocado um grande painel luminoso da DressALL, que dá equilíbrio e emoldura o sofá. Além disso, conta com um projeto completamente automatizado, com controles de lâmpadas dimerizáveis, executado em LED, cortinas e persianas motorizadas e caixas de som integradas. Todo o projeto luminotécnico foi desenvolvido por Elaine Pires, da Allure Iluminação, resultando num ambiente sofisticado e elegante. Este ambiente aconchegante foi conseguido, ainda, com uma iluminação que ajuda a destacar o teto inclinado e a valorizar a cenografia com peças de design conceituadas.

Os visitantes são recebidos pela extraordinária obra de arte do fotógrafo Leopoldo Plentz, intitulada “Exceção à Regra“, que representa o contraponto do ambiente decorado. Destaque ainda para o sofá Fatto, produzido especialmente para Consuelo Jorge pelo FK Grupo, proprietário da marca F.Way, empresa que assina a cadeira Appia (design por Christoph Jenni), e evidencia a sofisticação aparente. Para acentuar o charme e valorizar a mancha verde no espaço, a arquiteta escolheu os vasos da VASAP, com folhagens que agregam vida, além de trazer um ar mais puro ao ambiente.

Mais à frente, o acolhimento fica por conta da lareira, que funciona a gás natural, e que abraça e reforça a elegância do espaço em parceria com a mesa de centro, ornamentada pelos vasos Pião de cerâmica da Konsepta. Para a escada, Consuelo Jorge criou uma instalação de arte a partir de mais de cem objetos sólidos de porcelana líquida, de Heloísa Galvão.

Chegando à cozinha, integrada na sala de jantar, salientam-se o armário à medida da Kitchens, com revestimento Neolith como acabamento nas portas, sinal de sofisticação e tecnologia, além de ter um sistema funcional de gavetas internas para maior armazenamento. Acima, a bancada recebe o sistema StoneCooking, da Acabaflex. A mesa de jantar da MisuraEmme, aliada ao lustre da italiana Hangar Design Group, mostra o poder de transformação do ambiente em um lugar mais luxuoso. Em frente à mesa, preso ao painel de madeira de bambu, destaca-se fotografia de Leopoldo Plentz.

Os grandes destaques do projeto e principais recursos tecnológicos apresentados são da EDM Brasil, cujos lançamentos podem ser vistos nas paredes laterais da cozinha e da casa-de-banho, revestidas por chapas de quartzito Mykonos canelado, em repetidas semicircunferências, que apresentam uma sequência visual entre ambos os espaços, tornando os ambientes únicos e ininterruptos. A banheira de mármore, cujo pré-lançamento aconteceu na mostra, é desenvolvida exclusivamente para o Cidade Matarazzo, o primeiro hotel seis estrelas, da rede Rosewood Hotels & Resorts na América do Sul. Ainda na casa-de-banho, no chão, destaque para a obra “Gypsy Woman”, do artista e fotógrafo Valdir Cruz, ao lado das peças assinadas por Consuelo Jorge para a Metalworks, que lança a linha Wave.

A novidade é composta pelo banco, espelho, prateleiras metálicas e toalheiro térmico com design arrojado inspirado em linhas orgânicas e fluidas, feitas em Corian.

A parede da cozinha, rebatida na suíte, é revestida de mármore do chão ao início do forro inclinado, seguida por um espelho na parte superior, que reflete a inclinação e sua iluminação, proporcionando profundidade ao ambiente e destacando a arquitetura do espaço. A cama em tablado, colocada no centro, representa o refúgio, graças ao dossel com tecido, para maior sensação de acolhimento. Ao lado da cama, a mesa com pé de latão escovado e tampo em quartzito Emerald Green é complementada pelo fantástico lustre de vidro da Flos. O armário, também da Kitchens, em estrutura de alumínio e vidro, possu um cabide iluminado, que destaca as roupas da marca Anna Vic, além da obra de Mario Cravo Neto.

0
Would love your thoughts, please comment.x