Por a 9 Março 2023

Assinado por Gustavo Marasca para Marcela Ferretti, o apartamento de 130 metros quadrados foi totalmente remodelado. Para a decoração, o arquiteto inspirou-se no mediterrâneo.

Projeto: Gustavo Marasca / Fotografia: Daniel Del Santo

 “A Marcela queria um apartamento amplo e claro, com espaços integrados”, começa por explicar Gustavo Marasca.

Para o conseguir, o arquiteto teve de fazer alterações à planta original. Na sua génese, o apartamento tinha três quartos (um deles em suite),  uma casa-de-banho social, outra mais pequena, uma varanda gourmet, cozinha, área de serviço e despensa. O arquiteto começou por demolir um dos quartos para aumentar a área da sala, que por sua vez, foi integrada à varanda gourmet. “Fizemos um salão”, conta Marasca.

Nas alterações, há ainda a salientar que o espaço de banho mais pequeno foi transformado num roupeiro, e a casa-de-banho social passou a fazer a função deste. O quarto maior foi transformado no quarto da cliente, enquanto o quarto mais pequeno passou a ser o seu closet, mas com um sofá-cama e duas portas de acesso para que também possa ser usado como quarto de hóspedes.

Segundo Marasca, a ideia principal do projeto foi revestir as paredes e o teto com a mesma textura, num tom areia, e fugir da cor branca para não tornar os ambientes frios. A atmosfera mediterrânea foi a inspiração escolhida para os interiores, reforçada pelos cantos redondos no teto – um acabamento que o arquiteto sublinha que deixou os ambientes mais acolhedores, transmitindo uma sensação de paz. “Todos os acabamentos são de materiais naturais ou de aparência semelhante. Na marcenaria, alternámos tons de off white, terracota e lâmina de carvalho natural”, explica

 Na decoração, o arquiteto conseguiu aproveitar da residência anterior da cliente algumas peças de mobiliário (como a poltrona de madeira com encosto em palhinha da sala) e acessórios, entre livros, vasos e bandejas.

Já a seleção do mobiliário novo foi norteada pelo design orgânico. Com formas arredondadas, o sofá modular da sala (da Neobox), por exemplo, deixou o ambiente clean e ajudou a definir o layout da área social. Também com cantos arredondados, a mesa de centro foi desenhada pelo próprio arquiteto e executada num mármore nobre.

Já a mesa da sala de jantar é assinada pelo Estudiobola e as cadeiras Olga (estofadas em camurça na cor rosa velho), por Henrique Schreiber.

Gustavo salienta: “Até o quadro de grandes dimensões ‘A Boca do Mundo’, da artista Naira Penachi, é uma explosão de cores e formas orgânicas que dá vida e alegria à sala”.

 No quarto principal, o grande destaque é a cabeceira estofada em tecido, um pouco mais alta que o tradicional, com iluminação de led por trás. Outro destaque é a cortina fabricada em tecido natural, com tramas abertas e forro de seda no mesmo tom, para criar contraste e volume na composição. 

Na cozinha integrada à sala, Gustavo chama a atenção para o balcão de cantos arredondados e acabamento externo ripado, e para as cores dos armários, uma combinação que deixou o ambiente aconchegante e atual. 

Sobre os desafios do projeto, Gustavo Marasca confessa que o maior de todos foi  “incorporar a maior quantidade possível de armários, sem que o projeto ficasse carregado e, pesado visualmente”.

0
Would love your thoughts, please comment.x