Por a 15 Março 2023

No coração de Lisboa, com vistas privilegiadas sobre a cidade, a antiga residência privada de Johann Friedrich Ludwig, conhecido em Portugal como João Federico Ludovice, é hoje um luxuoso hotel vínico. O projeto de reabilitação é assinado por Miguel Câncio Martins.

Texto: Isabel Figueiredo / Fotografia: Antoine Duhamel

O edifício emblemático, que resistiu ao grande Terramoto de Lisboa de 1755, serviu, ao longo de 300 anos, diferentes objetivos, de apartamentos privados para a aristocracia europeia, à casa do consulado russo, entre outros. A partir de 1945 foi também a casa do Solar do Vinho do Porto até, em 2016, ser adquirido com vista a dar lugar a um hotel de cinco estrelas. Para tal, foi alvo de uma profunda obra de renovação, pela mão do arquiteto Miguel Câncio Martins, conhecido pelo seu trabalho, entre outros, no Buda Bar, em Paris. Ao lado de Jacques Chahine, o Hotel é hoje uma outra ‘casa’, resplandecente, luxuosa, sem prejuízo da sua incrível história, oferecendo a todos os que por lá passam a luz tão típica de Lisboa e uma atmosfera de luxo e serenidade.

Situado no coração de Lisboa, entre os míticos bairros do Chiado, Bairro Alto e Príncipe Real, observando as vistas panorâmicas do Miradouro de São Pedro de Alcântara e do emblemático Elevador da Glória, o Palácio Ludovice Wine Hotel oferece 61 quartos e suítes, uma experiência gastronómica que dá pelo nome de restaurante Federico, degustações de vinho pela mão do Instituto do Vinho do Porto e tratamentos de assinatura no Spa Boutique da conceituada marca francesa Caudalie.

No processo de reabilitação e adaptação a hotel, todos os quartos foram desenhados à medida, e todos são diferentes entre si. Alguns deles oferecem vistas para a cidade através das várias janelas e varandas, outros têm vistas interiores do pátio do palácio. As áreas públicas, entre elas o hall de entrada, resumem bem o nível da intervenção da arquitetura de interiores, relembrando aos visitantes a ligação ao vinho.

Restaurante & Bar

O pátio do Palácio Ludovice é o local de encontro para os amantes da gastronomia, apreciadores de vinhos e mentes criativas. O ambiente sofisticado do restaurante Federico e o bar, localizado numa antiga adega, unem-se para oferecer uma experiência epicurista. Com capacidade para 72 lugares, restaurante e bar propõem-se satisfazer os palatos mais exigentes e dar a provar vinhos da mais alta qualidade. O teto de tijolo abobadado, o balcão que se ergue até ao teto alinhado com a adega com elementos decorativos e arquitetónicos fazem da área do bar um espaço de inigualável beleza.  

0
Would love your thoughts, please comment.x