Por a 14 Março 2023

O prémio maior da arquitetura distinguiu este ano Sir David Alan Chipperfield. O arquiteto e ativista, visto por muitos como um modelo de civismo, junta-se à lista dos mais ilustres e coloca o foco nas questões sociais e ambienteis. Recorde-se que, em 2022, o prémio foi entregue a Francis Kéré. Os portugueses Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, foram distinguidos em 1992 e 2011, respetivamente.

“Estou muito emocionado por receber esta honra extraordinária e por estar associado aos destinatários anteriores que deram tanta inspiração à profissão”, comenta Chipperfield. “Recebo este prémio como um incentivo para continuar a direcionar a minha atenção não apenas para a substância da arquitetura e seu significado, mas também para a contribuição que podemos dar como arquitetos para enfrentar os desafios existenciais das mudanças climáticas e da desigualdade social. Sabemos que, como arquitetos, podemos ter um papel mais destacado e envolvido na criação de um mundo não só mais bonito, mas também mais justo e sustentável. Devemos enfrentar este desafio e ajudar a inspirar a próxima geração a abraçar essa responsabilidade com visão e coragem”. Foi assim que David Chipperfield reagiu ao anúncio do Prémio.

 ©Tom Welsh

Subtil mas poderoso, subjugado mas elegante, Chipperfield, lembra o júri do galardão, é radical na sua contenção. Na sua prática, demonstra reverência pela história e cultura enquanto honra os ambientes naturais e construídos preexistentes, enquanto reimagina a funcionalidade e acessibilidade de novos edifícios, enquanto resolve através de um design moderno, mas atemporal e que enfrenta as urgências climáticas, enquanto transforma as relações sociais e revigora as cidades.

As suas obras, construídas ao longo de quatro décadas, são extensas em tipologia e geografias. Vão desde edifícios públicos a culturais e académicos, passando por projetos residenciais, planeamento urbano e residências, um pouco por toda a Ásia, Europa e América do Norte.

Entre os projetos selecionados está a Capela e Cemitério de Inagawa, localizados num lugar íngreme na cordilheira de Hokusetsu, na província de Hyogo, aproximadamente a 40 quilómetros a norte de Osaka. O cemitério desenvolve-se em socalcos e é cortado ao meio por uma escada monumental, que conduz a uma ermida no ponto mais alto – eixo que orienta todo o projecto.

© Keiko Sasaoka
© Keiko Sasaoka

Outro projeto destacado foi a sede da Amorepacific, a maior empresa de beleza da Coreia, localizada no centro de Seul.

© Noshe

E o Neues Museum, na Ilha dos Museus de Berlim. O edifício foi projectado por Friedrich August Stüler e construído entre 1841 e 1859, contudo, extensos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial deixaram o edifício em ruínas, com seções inteiras completamente perdidas e outras severamente danificadas. Poucas tentativas de reparo foram feitas após a guerra e a estrutura foi deixada exposta à natureza. Em 1997, David Chipperfield venceu o concurso internacional para a sua reconstrução em colaboração com Julian Harrap.

© SMB / Ute Zscharnt para David Chipperfield Architects

Estas são apenas algumas das muitas obras destacadas do mais recente vencedor do Pritzker. Todas exemplos que atestam o rigor, a integridade e a pertinência de um corpo de trabalho que – além do domínio da disciplina de arquitetura – transmitem um compromisso social e ambiental.

Sir David Alan Chipperfield nasceu em Londres em 1953, e foi criado numa fazenda rural em Devon, sudoeste da Inglaterra, entre uma coleção de celeiros e anexos, que moldaram a sua primeira forte impressão física da arquitetura. Formou-se na Kingston School of Art em 1976 e na Architectural Association School of Architecture em Londres em 1980. Trabalhou com Douglas Stephen, Norman Foster ( Pritzker 1999), e o falecido Richard Rogers ( Pritzker de 2007 ), antes de fundar a David Chipperfield Architects em Londres em 1985, que mais tarde se expandiu para escritórios adicionais em Berlim (1998), Xangai (2005 ), Milão (2006) e Santiago de Compostela (2022). A colaboração sempre foi fundamental para a sua prática, sustentando com certeza que, “a realidade é que bons edifícios vêm de um bom processo e um bom processo significa que se está envolvido e a colaborar com diferentes forças”.  Nos últimos anos desenvolveu um profundo carinho e devoção pela comunidade da Galiza, uma das regiões mais pobres de Espanha, que paradoxalmente prospera com uma elevada qualidade de vida. Ao estabelecer a Fundação RIA em 2017, Chipperfield patrocina pesquisas, promove ideias e alinha o desenvolvimento futuro, promovendo a proteção com foco nos ambientes naturais e construídos, relacionando-os com os desafios globais ao longo da costa da Ria de Arousa. Chipperfield foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico em 2004, nomeado cavaleiro em 2010 e nomeado para a Ordem dos Companheiros de Honra em 2021.

0
Would love your thoughts, please comment.x