Por a 16 Março 2022

O aclamado arquiteto nascido em Burkina Faso foi reconhecido com a mais alta honra da arquitetura.

Diébédo Francis Kéré, arquiteto e ativista social, foi selecionado como o Laureate 2022 do Pritzker Architecture Prize, assim anunciou Tom Pritzker, presidente da The Hyatt Foundation, que patrocina o prémio, considerado internacionalmente como a maior honra da arquitetura.

Espero mudar o paradigma, empurrar as pessoas para sonhar e arriscar. Não é porque se é rico que se deve desperdiçar material. Não é porque se é pobre que não se deve tentar criar qualidade”, diz Kéré. “Todos merecem qualidade, todos merecem luxo e todos merecem conforto. Estamos interligados e as preocupações com o clima, a democracia e a escassez são preocupações de todos nós”.

Benin National Assembly, rendering, cortesia de Kéré Architecture

Nascido em Gando, Burkina Faso, e radicado em Berlim, Alemanha, o arquiteto conhecido como Francis Kéré empodera e transforma comunidades através do processo de arquitetura, do seu compromisso com a justiça social e engajamento e uso inteligente de materiais locais. Desta forma, o arquiteto une-se e responde ao clima natural, na sua cooperação com países marginalizados, carregados de restrições e adversidade, onde a arquitetura e as infraestruturas estão ausentes.

Surgical Clinic and Health Centre @ Francis Kéré

Construir instituições escolares contemporâneas, unidades de saúde, habitação profissional, edifícios cívicos e espaços públicos, muitas vezes em terras onde os recursos são frágeis e o companheirismo é vital, a expressão das suas obras ultrapassa o valor de um edifício em si.

Francis Kéré é uma arquitetura pioneira – sustentável para a terra e os seus habitantes – em terras de extrema escassez. Ele é igualmente arquiteto e servidor, melhorando a vida e as experiências de inúmeros cidadãos em uma região do mundo que às vezes é esquecida”, comenta Pritzker. “Através de edifícios que demonstram beleza, modéstia, ousadia e invenção, e pela integridade de sua arquitetura e geste, Kéré defende graciosamente a missão deste Prémio”.


Gando Primary School 2001 Gando, Burkina Faso;
Erik-Jan Ouwerkerk

A Escola Primária de Gando (2001, Gando, Burkina Faso) estabeleceu as bases para a ideologia de Kéré – construir uma fonte com e para uma comunidade para satisfazer uma necessidade essencial e redimir as desigualdades sociais.

Gando Primary School 2001 Gando, Burkina Faso;
Erik-Jan Ouwerkerk

Esta escola foi o primeiro resultado e beneficiário da Fundação Kéré e.V. (est. 1998) e marca a obra inaugural do arquiteto. A sua defesa pelos direitos de uma criança a uma sala de aulas confortável deriva das suas próprias experiências, sentado em instalações lotadas, sufocantes e mal ventiladas e iluminadas. Aqui, o barro indígena foi fortalecido com cimento para formar tijolos com alta massa térmica, retendo o ar mais frio no interior e permitindo que o calor escape através de um teto de tijolo e teto amplo, saliente e elevado, resultando em ventilação sem a intervenção mecânica de ar condicionado.

O sucesso deste projeto aumentou quase seis vezes o número de alunos da escola, de 120 para 700, catalisando a Habitação dos Professores (2004, Gando, Burkina Faso), uma Extensão (2008, Gando, Burkina Faso) e Biblioteca (2010, Gando, Burkina Faso).

Gando Primary School 2001 Gando, Burkina Faso;
Erik-Jan Ouwerkerk

Ele sabe, pessoalmente, que a arquitetura não é sobre o objeto, mas sobre o objetivo; não sobre o produto, mas sobre o processo. Todo o corpo de trabalho de Francis Kéré nos mostra a força da materialidade enraizada no lugar. Os seus edifícios, para e com as comunidades, são diretamente dessas comunidades – no seu fabricaco, nos seus materiais, programas e personagens únicos”.

Serpentine Pavilion @ Iwan Baan

O impacto do seu trabalho nas escolas primárias e secundárias catalisou o início de muitas instituições, cada uma demonstrando sensibilidade aos ambientes bioclimáticos e sustentabilidade distinta da localidade, e impactando muitas gerações.

Lycée Schorge Secondary School, wan Baan

É o caso do Startup Lions Campus (2021, Turkana, Quénia), que usa pedra da pedreira local e torres empilhadas para arrefecimento passivo para minimizar o ar condicionado necessário para proteger equipamentos de tecnologia;

Startup Lions Campus, Francis Kéré

Do Instituto Burkina of Technology (Fase I, 2020, Koudougou, Burkina Faso) que é composto por paredes de argila de resfriamento que foram moldadas in loco para acelerar o processo de construção. Aqui, o eucalipto suspenso, considerado ineficiente devido às suas capacidades mínimas de sombreamento e ao esgotamento de nutrientes do solo, foi reaproveitado para revestir os telhados de metal angulares, que protegem o prédio durante o breve período chuvoso do país, e a água da chuva é recolhida no subsolo para irrigar as plantações de manga no local.

Burkina Institute of Technology, Francis Kéré

A confiança nacional e a aceitação de Kéré levaram a um dos projetos mais importantes e ambiciosos do arquiteto: a Assembleia Nacional de Burkina Faso (Ouagadougou, Burkina Faso). O projeto foi encomendado, embora permaneça inacabado nestes tempos incertos atuais. Após a revolta de Burkinabè em 2014 que destruiu a estrutura anterior, o arquiteto projetou um edifício piramidal escalonado e treliçado, abrigando uma sala de reuniões para 127 pessoas no interior, ao mesmo tempo que incentivava a congregação informal no exterior.

A expressão poética da luz é consistente em todas as obras de Kéré. Os raios de sol são filtrados em edifícios, pátios e espaços intermediários, superando as duras condições do meio-dia para oferecer lugares de serenidade ou encontro.

Xylem @ Iwan Baan

Muitas das obras construídas de Kéré estão localizadas em África, em países como a República do Benin, Burkina Faso, Mali, Togo, Quénia, Moçambique, Togo e Sudão. Mas também na Dinamarca, Alemanha, Itália, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. Os trabalhos significativos também incluem Xylem (em cima) no Tippet Rise Art Center (2019, Montana, Estados Unidos). Ouvir aqui o Podcast

0
Would love your thoughts, please comment.x