Por a 21 Fevereiro 2023

O atelier Haddock Architecture reabilita um antigo espaço industrial, na Bretanha, para dar origem a duas casas construídas com materiais locais, seguindo os princípios da arquitetura sustentável.

Projeto: Haddock Architecture

O projeto consiste em valorizar um armazém agrícola, entretanto usado como barracão industrial em Chantepie (Bretanha), transformando-o num conjunto de duas casas individuais. A volumetria e as asnas de madeira existentes foram conservadas: estas constituem os vestígios do seu passado industrial e são a espinha dorsal das duas novas casas.

A histórica estrutura de madeira é valorizada e reutilizada para suportar a cobertura fotovoltaica da casa. O projeto joga com a contradição entre a reabilitação de uma estrutura e a desconstrução da estrutura. Ao ajustar-se ao tamanho do galpão atual, o projeto foge das normas construtivas autorizadas pelo município: o conjunto é construído no limite do terreno para melhor aproveitamento do seu terreno e orientações.

Cada casa tem uma grande sala de estar de pé-direito duplo que se abre para o jardim e para o pátio. Este torna-se a extensão da casa e apaga o limite entre o interior e o exterior. Totalmente projetadas com estrutura de madeira e revestidas com madeira de Castanheiro, as duas casas são construídas com materiais locais e de origem biológica, com alto desempenho ambiental:
Pasta de celulose e fibra de madeira; Cobertura fotovoltaica; Recuperação de água da chuva; Recuperação e reforço do quadro existente

0
Would love your thoughts, please comment.x