Por a 24 Janeiro 2023

Os hotéis vínicos estão entre os favoritos de muitos, porque, convenhamos, não há muita coisa melhor do que descansar e saborear um bom vinho. Deixamos-lhe as sugestões para a próxima escapadinha.

Do Douro ao Alentejo, o enoturismo está para ficar, com sugestões para vários gostos e até carteiras. Dos hotéis mais luxuosos aos inspirados na filosofia do Wabi Sabi, todos têm em comum uma oferta que passa pela degustação de um bom vinho. Tire notas!

Herdade do Sobroso Wine & Luxury Boutique Hotel

Localizada em Beja, a Herdade do Sobroso transmite encanto e evasão e inspira-se nos quentes aromas alentejanos e noutros mais exóticos, como os provenientes de África e com um toque oriental.

De grande qualidade estética e arquitetónica, a Herdade do Sobroso oferece um Wine Hotel e experiências de enoturismo únicas.

À disposição dos clientes existe uma variedade de atividades, que vão desde passeios de balão ao amanhecer a sobrevoar o Rio Guadiana e o Grande Lago do Alqueva, a passeios de bicicleta pelos 60 hectares de vinha – onde poderá percorrer caminhos assinalados com os diferentes tipos de castas aqui plantados e fazer uma pausa para provar os saborosos frutos que temos nas árvores plantadas em redor da vinha. Pode ainda fazer um safari fotográfico em jipe e acompanhado pelo nosso Guarda, observar a exuberante fauna e flora que nos rodeia e tantas outras atividades que o deixarão apaixonado por este “nosso” Alentejo.

A Herdade do Sobroso tem também para oferecer uma enorme variedade de pratos da cozinha típica alentejana, acompanhada pelos nossos vinhos. No restaurante da Herdade do Sobroso poderá saborear inúmeros petiscos alentejanos, e pratos principais como, lombinho de javali com migas de espargos verdes, açorda de cação com ovo escalfado, ensopado de muflão, arroz de pato bravo com enchidos, cachaço de porco preto em vinho tinto e mel, bochechas de porco preto com batatinhas douradas, e como não podia deixar de ser, os verdadeiros doces conventuais, sericaia, torta de laranja, toucinho do céu ou pudim de amêndoa.

L’AND Vineyards Resort

Na zona de Montemor-o-Novo, em Évora, o L’And Vineyards desenvolve-se em torno de um vale central de vinha, olival e um lago comunicante com as diversas unidades de alojamento que nascem na paisagem ordenadas em pequenos núcleos. Elegendo o vinho como âncora da sua inspiração, o L’AND Vineyards é um aldeamento turístico de 5 estrelas, que se diferencia pela forma harmoniosa como consegue fundir a paisagem e a arquitetura contemporânea de autor.
O resort conta com 31 unidades, 10 Sky View Suite, 16 L’AND View Suite e 5 Villas, numa atmofera de luxo sóbrio.


As Sky View Suite permitem a experiência única de dormir “debaixo do céu estrelado” através da abertura do teto do quarto. Estas suites integram ainda no pátio privado uma plunge pool aquecida e lareira com vista para o lago, vinhas ou para a cidade de Montemor-o-Novo.


Nas L’AND View Suite a decoração ficou a cargo do arquiteto brasileiro Márcio Kogan, que criou uma atmosfera de luxo sóbrio que procura alcançar a beleza através da simplicidade e dos pequenos detalhes. A decoração faz uso da madeira e da pedra natural para proporcionar um espaço de vida sereno ainda que sumptuoso. Cada uma das suites tem 120m2, tornando-se um retiro exclusivo com uma vista igualmente extraordinária que recria um ambiente romântico e íntimo, que inclui um grande terraço com lareira.

Para além das suites, o L’AND Vineyards conta com 5 villas com piscina privativa e totalmente equipadas. As Lake Villas têm uma vista privilegiada para o lago do L’AND Vineyards e desenvolvem-se em torno de um pátio com piscina privada e pérgula, reinterpretando o conceito da arquitectura L’AND.

No edifício principal encontram-se o SPA – que utiliza produtos da marca Vinoble, de vinoterapia e vegan e que inclui a piscina interior e a sauna -, mas também a adega, o restaurante gourmet e o bar. Salientamos ainda que, existe uma piscina exterior e court de ténis e que é possível experimentar uma variedade de atividades exclusivas, como cursos de vinho, tratamentos de spa, passeios culturais a Évora, passeios de balão, de planador ou a cavalo.

Terra Rosa Country House & Vineyards

Em Viana do Castelo, na Terra Rosa Country House Vineyards a escolha é viver em Slow Living, com mais proximidade, mais afecto, estreitando os vínculos pessoais e procurando uma relação mais humana com a natureza.
Aqui, vai ter tempo para refletir, escutar, passear no meio das vinhas, ler um livro à beira do rio Neiva, ouvir música, almoçar serenamente, ou simplesmente viver e respirar a quietude e o ar puro da Quinta,

Para o mobiliário e decoração a inspiração foi no conceito japonês Wabi-Sabi, uma filosofia em que se aprende a valorizar a natureza, a aceitar a assimetria, a irregularidade e a modéstia como atributos de beleza.

Casa do Rio Wine Hotel

Na década passada a Quinta do Vallado decidiu alargar a sua área de vinhas próprias, tendo escolhido o Douro Superior como o local mais favorável para o fazer. Foi adquirida a Quinta do Orgal, em Castelo Melhor – Vila Nova de Foz Côa, onde em 2009 se iniciou a plantação de vinhas orgânicas.

Foi neste local onde em 2015 foi inaugurada uma extensão do Wine Hotel na Quinta do Vallado – a Casa do Rio. Localizado estratégicamente entre as vinhas e o Rio, este edificio construído inteiramente em madeira, está “suspenso” sobre uma antiga linha de água que alimenta um pomar de laranjeiras. Este Hotel de charme disponibiliza seis quartos na casa principal e duas magníficas suites adjacentes, sempre com uma deslumbrante vista para o Rio Douro.

Os hospedes terão uma experiência única no coração do Douro Superior, e terão à sua disposiçao várias actividades em terra e no rio: caminhadas, passeios de barco, kayaks, provas de vinho e showcookings. O hotel dispõe também de uma fabulosa piscina ao ar livre, com uma magnífica vista sobre o Rio Douro.

Torre de Gomariz Wine & SPA Hotel

O Torre de Gomariz Wine & Spa Hotel encontra-se envolvido por uma paisagem verdejante, dominado pelas vinhas e uma frondosa mata, onde o silêncio impera. É um boutique hotel de 5 estrelas, em que a envolvência o convida a deixar-se levar pelo ritmo, sons, cores e serenidade da natureza.

Situado na freguesia de Cervães, integra um dos mais emblemáticos edifícios históricos de Vila Verde e oferece uma ligação única entre história, natureza, design e sofisticação, onde o clássico e o contemporâneo se fundem de forma excecional.

Localizado no coração do Minho, encontra-se a poucos quilómetros dos principais pontos de interesse do Norte do país como Braga, Barcelos, Guimarães, Parque Nacional da Peneda Gerês, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Esposende.

Aqui encontrará vários serviços que tornarão a sua estadia numa experiência inesquecível, entre eles um almoço informal ou uma prova de vinhos no Wine Bar. Durante o dia, pode ainda
sentir a natureza com um passeio pelas vinhas, pela mata ou um piquenique. Para quem gosta de um pouco mais de atividade, um passeio de bicicleta ou uma partida de ténis serão boas sugestões.

O Camellia Spa proporcionar-lhe-á um momento de tranquilidade e de relaxamento na piscina interior e no jacuzzi, ou com a variedade de massagens e tratamentos disponíveis.

A melhor forma de terminar o seu dia será no Restaurante Gomariz, onde será presenteado com uma cozinha portuguesa contemporânea harmonizada por uma vasta seleção de vinhos.


0
Would love your thoughts, please comment.x