Por a 11 Janeiro 2023

E se imaginássemos um lugar onde os fins de semana nunca acabam? Um lugar para desfrutar, para conviver e para servir de refúgio? Foi isso mesmo que imaginou a equipa da Space Factory e que tornou realidade na casa que mostramos de seguida.

Projeto: Space Factory / Fotografias: Space Factory

“Na primeira abordagem que tivemos ao projeto, percebemos logo que não seria algo típico. Tínhamos de ajudar os nossos clientes a encontrar um lugar que fosse ao encontro das suas expetativas, teria de ser um espaço suficientemente isolado mas também aberto ao mundo, um lugar para estar com a família e receber amigos, e onde pudessem coabitar as paixões de cada um dos habitantes”, explica a equipa do Space Factory, que assina este projeto.

Foi num antigo atelier de um artista, com 260 m2, que vislumbraram a felicidade. Um espaço em forma de “H” com uma sala principal de dimensões excecionais. Ao todo, contavam-se mais de 30 janelas e a cereja em cima do bolo, era uma zona em duplex que permitiu criar uma sala para jogar basquete!

Encontrado o lugar, surgiu a ideia: “E se imaginássemos um lugar onde os fins de semana nunca acabam? Um lugar mágico para voltar à infância com os filhos. Um lugar de divertimento e de contemplação. Um lugar para desfrutar, para conviver e para servir de refúgio”. Assim nasceu o projeto “The house of the eternal weekend”.

Na sala principal foram criados vários recantos: uma zona de convívio, uma “pequena selva” onde crescem árvores de mesas de centro e uma zona de refeições que fica perto da cozinha.

O quarto das crianças foi inspirado na “Casa das Escadas” de Escher. Existe um conjunto de cabines que embora possam ser isoladas através de uma divisória, estão sempre interligadas por uma passagem secreta. E esta é apenas acessível pelos mais novos.

O quarto principal foi pensado como uma bolha. O candeeiro evoca as nuvens e uma luz suave harmoniza a atmosfera à noite. O roupeiro num rosa pálido e a cabeceira de cama aveludada criam uma espécie de casulo. Em contraste, o espaço de banho é gráfico e evoca o espírito calmante de um SPA.

A zona em duplex é uma pequena sala para festas com um cesto de basquete. Esta é ainda a sala dos jogos, a sala de música e a sala polivalente para todas as ideias dos pequenos e grandes da família.

A casa de banho infantil é forrada com um papel de parede panorâmico que convida à imaginação. O resto do espaço foi revestido a mosaico, como se fosse uma pequena piscina.

Ao escritório, os arquitetos chamaram de “sala dos sonhos”. É um espaço amplo, pensado para longas reflexões, horas de leitura e reuniões em torno de um chá.

0
Would love your thoughts, please comment.x