Por a 22 Dezembro 2022

Chama-se Amaru Peruvian Street Lab, fica na Rua de São Paulo, no Cais do Sodré e apresenta o melhor da gastronomia peruana à mesa.

Dos ceviches às espetadas, passando pelos piscos e outros cocktails, não faltam opções no novo espaço da capital com conceito gastronómico inspirado na street food do Peru. O Amaru nasceu em 2022 pelas mãos de quatro amigos – Manuel Bonneville, Pedro Moura Coutinho, Daniel Mello e João David -, que partilham a mesma paixão pela cozinha peruana e tinham o desejo de criar um projeto na área da restauração em conjunto.

Após detetarem uma lacuna deste tipo de sabores da América Latina naquela zona de Lisboa, decidiram agarrar a oportunidade, avançar com o negócio, e abrir o Amaru no número 204 da Rua de São Paulo.

“Queremos que o Amaru – Peruvian Street Lab seja um ponto de paragem obrigatório nesta zona, que é umas das mais cool na trendy da noite da cidade de Lisboa, e que agora tem uma oferta diferente, a nossa.”, afirma Manuel Bonneville, um dos sócios do projeto. 

“Através dos nossos pratos e cocktails, pretendemos dar a conhecer o melhor da gastronomia do Peru, um país que já visitei, e que adoro, e que tem uma gastronomia pela qual todos temos uma enorme paixão, e que tem uma história e cultura impressionantes, o que nos fez não ter dúvidas de que este seria o nosso projeto em conjunto”, acrescenta.

spot lisboeta apresenta uma decoração pensada ao pormenor com apontamentos industriais, que inclui elementos em pedra, ferro, tijolo, entre outros materiais, e um jogo de iluminação marcado por néons coloridos e candeeiros ajustáveis presos por roldanas no teto, o que lhe confere um ambiente cosmopolita e informal.

A par destes detalhes decorativos, também as mesas em cimento no interior, os bancos em pele com fivelas, o pequeno balcão e as playlists de hip-hop conferem ao espaço uma vibe descontraída, alinhada com a inspiração da street food. Tanto a decoração, como a carta de cocktails, foram pensadas e desenhadas por João David, um dos sócios do Amaru, arquiteto, e um apaixonado pelo universo da coquetelaria.

À mesa, na esplanada ou no interior, começa a viagem até ao Peru, em que podem ser provados diversos pratos típicos do país sul-americano, nomeadamente os imperdíveis ceviches, que são uma das estrelas da carta. Além destes, o Amaru tem várias outras propostas gastronómicas que revelam os sabores peruanos mais autênticos, como o “Tacu-tacu” – bolinhas de feijão fritas em migalhas de pão com salsa peruana fresca -, as mini-espetadas, como o “Anticucho de papa dulce” – espetada de batata doce com salsa huancaína, batata doce crocante e pimentão fumado -, ou pratos de carne, como o famoso “El Cochinito” – cachaço de porco assado lentamente em pão de brioche com salsa Amaru, alface crocante e cebola roxa – ou o “Lomo Saltado” – coração de alcatra marinado, salsa chifa, cebolete, cebola roxa, salsa criola e arroz branco.

Para sobremesa, o Amaru destaca o “Suspiro Limeño” – mousse de dulce de leche, merengue crocante e raspa de lima -, típica do Peru, ou “Cuatro Leches” – bolo fofo com calda de pisco, doce de leite, nata batida, molho de leite condensado e gelado de nata salgada -, uma criação do chef executivo do espaço, Pedro Brandão.

Para a elaboração dos pratos servidos no Amaru, a equipa utiliza a base da gastronomia peruana, que tem influências da culinária espanhola, chinesa, entre outras, para depois criar receitas originais com um twist que torna única a experiência para quem visita o espaço. A par dos pratos reinventados ou reinterpretados pela equipa de cozinha deste novo espaço, o menu contempla ainda receitas puras, típicas do Peru, como é o caso dos ceviches, preparados com peixe muito fresco, que o próprio chef escolhe no mercado todos os dias pela manhã.

Na cozinha, que dispõe de uma janela aberta para a sala, para além dos ingredientes portugueses, como a corvina, legumes e frutas, como é o caso da lima, o chef Pedro Brandão utiliza também produtos internacionais, nomeadamente os que vêm diretamente do Peru, como a pimenta vermelha peruana (ají panca) ou o milho tostado (cancha). Sabores únicos daquelas paragens, essenciais para proporcionar uma experiência gastronómica peruana autêntica.

Para acompanhar as especialidades da carta, o Amaru  oferece um vasto leque de bebidas para todos os gostos. Dos vinhos à cerveja, passando pelos incontornáveis cocktails, não faltam opções para refrescar o palato.

0
Would love your thoughts, please comment.x