Por a 23 Agosto 2022

Embora localizado no centro da cidade, existe uma serenidade e conforto que emanam do interior deste apartamento. Os materiais e tonalidades que preservam o caráter original, são complementados pela bonita luz lisboeta, bem como pelas cores da cidade, que acabam por invadir os espaços.

Projeto: Paulo Moreira architectures / Área: 97 m2 / Fotografia: José Campos

Localizado no centro da cidade de Lisboa, numa zona em franca transformação, o acesso a este apartamento faz-se através de um beco estreito e desnivelado, e por uma longa escadaria que pertence ao edifício em que se insere. Ao entrar no apartamento, encontramos um ambiente de serenidade e conforto, que é complementado pelas vistas e pela já famosa luz da cidade.

A intervenção levada a cabo pelo gabinete de arquitetura de Paulo Moreira, consistiu em redefinir a organização dos espaços. Reabriu-se a porta de entrada original, que tinha sido selada e trocada de lado. O hall serve simultaneamente como biblioteca, aberto para a sala-de-estar. Foi retirado o compartimento contíguo, aumentando o espaço de estar e ligando-o à cozinha. A solução permitiu também encurtar o corredor de ligação aos dois quartos e zonas de serviço.

Os materiais e tonalidades preservam o carácter original do apartamento, enquanto lhe conferem a aparência e funcionalidade condizentes com os parâmetros de bem-estar atuais. A simplicidade espacial e material é complementada tanto pela presença dos objetos do dia-a-dia, como pelas cores de Lisboa que invadem o interior.

0
Would love your thoughts, please comment.x