Por a 28 Dezembro 2022

Um estúdio de design de interiores e showroom de têxteis, na Praça das Flores, em Lisboa, fundado por Emma Pucci e Valentina Pilia, que apostaram no saber-fazer português e em algumas peças de marcas internacionais que elevam o ofício têxtil a outro nível.

Texto: Isabel Pilar Figueiredo / imagens cedidas

Conheceram-se em Paris e desde o primeiro momento, à medida que iam trocando ideias e conversando, o sonho comum era como uma nuvem grande que tinha escrito: vamos trabalhar com têxteis com uma abordagem ‘made-to-order’ e técnicas de manufatura excecionais.

Ambas tinham vivido em países onde o fabrico tradicional é parte intrínseca da sua identidade e herança cultural – Emma viveu na Índia durante alguns anos, e Valentina mudou-se para Marrocos após terminar os estudos em França.

Portugal surgiu no seu caminho e passado algum tempo decidiram focar-se totalmente no que estavam a construir em nome próprio, explorando o país à procura de artesãos e materiais únicos. Após vários meses laborando lado a lado com uma artesã para criarem uma coleção com foco nos têxteis, estava dado o primeiro passo na conceção do Flores Textile Studio. Faltava encontrar um espaço onde pudessem levar o seu projeto de design de interiores e têxteis em frente, receber clientes e expor as suas coleções e produtos de artesãos nacionais e marcas internacionais. Esse lugar hoje existe, é na Praça das Flores, em Lisboa, e une o estúdio de design de interiores e o showroom de têxteis num só espaço.  

No Flores Textile Studio, há peças feitas à mão por artesãos que usam materiais locais e recorrem a processos tradicionais para criar objetos que perduram no tempo, segundo técnicas e modos de vida que são cada vez mais ameaçados pela globalização, mas é também aqui que Emma e Valentina colecionam e apresentam algumas marcas de têxteis de várias partes do mundo, de nomes como Perrine Studio, Mille et Claire e Aïssa Dione.

Com a intenção de criar um universo que englobasse objetos essenciais para se ter em casa, o Flores Textile Studio desenvolveu uma linha de mobiliário feita por encomenda com peças que podem ser personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente, seja em termos de cores, formatos ou acabamentos. Intitulada ‘Essentials’, esta coleção inclui um conjunto de pufes de cerâmica e mesas de apoio que podem ser usados como mesas de café ou escabelos — a função aparente desdobra-se em várias outras funções.

Todos os objetos são produzidos segundo processos sustentáveis com materiais vindos de diferentes regiões de Portugal, alguns dos quais foram desenhados em parceria com outros designers, artistas e arquitetos.

Flores Textile Studio

Praça das Flores 53, 1200-192 Lisboa

Site: www. florestextilestudio.com

0
Would love your thoughts, please comment.x