Por a 6 Dezembro 2022

Duas casas, uma em Paris e outra em Londres, mostram duas versões diferentes e inspiradoras de clássicos contemporâneos. Na primeira reina a serenidade e a simplicidade, e na segunda um jogo de cores e texturas.

Há um certo charme nas casas clássicas contemporâneas que as eleva a um patamar de estilo quase como se a “idade lhes valesse um posto”. A elegância dos detalhes, a alma dos interiores, a ideia de que a casa é como um livro que vai contando uma história que se estende no tempo.

Nem todos gostam, muitos acham pesado ou demasiado ornamentado, outros pouco funcional e de acordo com as vidas modernas. Só que, toda a regra tem exceção e toda a teoria tem a probabilidade de falhar.

Reunimos dois projetos de interiores que mostram dois lados deste estilo e que deixam cair por terra algumas ideias.

Os clássicos também podem ser simples

Projeto: Atelier Varenne / Fotografias: Isabela Mayer

Desenhado pelo Atelier Varenne, este típico apartamento haussmaniano localizado no  17º arrondissement de Paris, era um espaço luminoso com uma vista deslumbrante, mas que precisava de um toque muito leve para realçar a beleza das suas características originais e imprimir ao espaço a estética californiana minimalista dos seus novos proprietários.

Os clientes queriam encontrar num apartamento de época na cidade, a serenidade das paisagens naturais a que estavam habituados na Califórnia.

O foco de design do Atelier Varenne foi o uso de cores suaves e o desenho de um ambiente confortável e descontraído. No entanto, confessam, não resistiram à explosão de cor do azul aveludado! Entre os neutros das paredes pálidas, os cinzas dos móveis da sala e os toques de preto que permeiam todo o espaço, o azul profundo foi uma adição refrescante e alegre à elegância simples do apartamento.

Elegância e alegria em Regent´s Park

Projeto: BASE Interior / Fotografias: Christopher Horwood

A equipa do escritório londrino BASE Interior, criou em Regent´s Park um projeto de interiores que excedeu as expetativas.

Conhecidos pelo design visionário e um talento aprimorado para o uso de cores, texturas e detalhes, a equipa conseguiu desenvolver ambientes personalizados.

0
Would love your thoughts, please comment.x