Por a 6 Dezembro 2022

Visitámos o apartamento de um dos sócios do escritório InTown Arquitetura, que também assinam o projeto deste loft em São Paulo, Brasil.

Projeto: InTown Arquitetura / Fotografias: MCA Estúdio

Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz são a dupla fundadora do escritório InTown Arquitetura, e quando o primeiro se mudou para a cidade de São Paulo, o escritório foi, naturalmente, convocado a abraçar o projeto de remodelação do loft escolhido como nova morada.

Com um estilo industrial, pé-direito duplo e uma estrutura em cimento aparente, a disposição seguiu aquilo que já é uma tendência quando se fala em casas menores – neste caso, com 82 m2 -, ou seja, espaços integrados que promovem a interação e o convívio social. No primeiro piso ficaram então a cozinha, a sala de estar com home theater, varanda e um quarto de banho. No segundo piso, em mezanino, está instalado o quarto principal e respetivo espaço de banho.

Em termos de acabamentos e revestimentos, a madeira foi bastante utilizada para aquecer o ambiente, naturalmente frio  por causa do alto pé direito e do teto em betão aparente. Pese embora o pavimento no primeiro piso seja em madeira, no quarto principal a opção foi continuar o pavimento da escada – em cerâmica, que se estende também ao espaço de banho. Nas paredes, ao invés da pintura tradicional, a opção foi uma com alguma textura.

Para a decoração foram escolhidas obras de arte e peças de design, das quais os autores destacam: na entrada, a esquerda, os dois quadros do artista Julio Ghiorzi; e em cima das escadas a fotografia de Eduardo Rezende. À direita uma escultura de Artur Lescher e um quadro assinado pelo artista Tinho. No quarto, ao lado da cama, os autores do projeto destacam o quadro de Palatinik.

0
Would love your thoughts, please comment.x