Por a 9 Novembro 2022

A casa da ceramista Sophie Manessiez e da sua família, é um lugar de encontro entre a vida, o trabalho e a arte de criar. Aninhada no seio de uma floresta, a casa abre-se ao exterior e foi pensada para oferecer relações singulares com a sua envolvente.

Projeto: Atelier BOOM-TOWN / Fotografias: Raphaël Thibodeau

Aninhada no lado sul do Monte Shefford, no Canadá, esta residência é dividida em três volumes principais que seguem as curvas do terreno. O volume ligeiramente embutido na montanha, na fachada posterior, alberga uma oficina de cerâmica e uma garagem. Um volume menor, revestido em aço corten, é ocupado pelo quarto principal, o seu espaço de banho e zonas de arrumação. Uma sala de home theater está localizada abaixo. O volume principal está voltado para o sul, com uma grande abertura em dois níveis que se abrem para a floresta e o Monte Bromont ao longe. A cobertura estende-se a poente para cobrir o terraço exterior. No lado leste, um terraço na cobertura é acessível a partir de uma sala secundária.

A forma da casa e os seus materiais ajudam a esconde-la na floresta. O seu interior abriga o estúdio da ceramista Sophie Manessiez , que é também a proprietária da casa e a divide com o seu parceiro Damien e os filhos de ambos. É um ponto de encontro entre espaços domésticos, de trabalho e criativos.

A casa é também um local de encontro e saudação para a família e amigos. As aberturas nestes espaços permitem relações singulares com a paisagem e a natureza envolvente. Às vezes generosas, às vezes mais íntimas, estas múltiplas aberturas oferecem vistas específicas e luz solar adaptada para que os espaços de trabalho se abram para vistas diferentes das oferecidas nas áreas familiares. A luz do sol, como a natureza, penetra nos espaços por todos os lados, posicionando os ocupantes no centro de um encontro entre arquitetura e natureza. O terraço do piso térreo estende o espaço principal para o exterior.

Desde as primeiras reuniões, foi importante que os clientes tivessem uma casa com dimensão humana, bem como uma pegada ecológica fundamentada. Assim, foi dada especial atenção à orientação da casa de forma a integrar alguns elementos de desenho solar passivo.

0
Would love your thoughts, please comment.x