Por a 5 Julho 2022

Localizada numa paisagem excepcional no interior da Costa Brava, esta casa assinada pelo coletivo GCA Arquitetos tinha como principal desafio adaptar-se ao terreno minimizando o seu impacto visual e ambiental. A prova, foi superada com um enorme sucesso.

Projeto: GCA Arquitetos / Ano: 2019 / Área: 388 m2 / Localização: Costa Brava, Girona / Fotografias: Del Rio Bani / via archilovers

Inserida numa localização excecional no interior da Costa Brava, esta moradia unifamiliar é um projeto do gabinete espanhol GCA Arquitetos.

O principal desafio do projeto foi adaptar o edifício ao terreno de forma a minimizar o seu impacto visual e ambiental. A equipa de arquitetos aproveitou a topografia inclinada e a cobertura arborizada e implantou a casa na parte mais alta do terreno. 

Estando ligeiramente elevada em relação às planícies que a cercam, a casa tem vistas deslumbrantes e uma conexão íntima com o espaço exterior, caracterizada por uma exuberante vegetação nativa, pois está à beira da floresta de Les Gavarres.


Composta por dois volumes principais: um onde se situam a sala de estar e as zonas de convívio, num único piso; e outro volume de dois pisos onde se situam os quartos, os dois volumes estão ligados através de meios níveis com a escada principal, para que as transições na casa ocorram sempre de forma cómoda e natural. A prática de combinar os espaços por meio de alturas controladas confere à casa uma escala proporcional e uma ótima adaptação à topografia.

Um grande telhado de telhas arábicas, inclinado, como o próprio terreno, cobre esses volumes, conferindo ao conjunto uma unidade composicional de grande caráter.

As grandes janelas da sala realçam o diálogo e a harmonia que se conseguiu entre a casa e a natureza envolvente. E os espaços exteriores são estruturados por terraços que conferem à zona envolvente da casa um aspeto de terreno agrícola.

Para alcançar uma integração harmoniosa e respeitosa com o meio ambiente, materiais naturais típicos da região, como pedra natural, estuque de cal, azulejos árabes recuperados e madeira, foram utilizados no desenvolvimento do projeto.

0
Would love your thoughts, please comment.x