Por a 8 Novembro 2022

O arquiteto Gustavo Marasca e o administrador Caio Martins, uniram dois apartamentos com 130 m2 cada um, o que resultou na sua mais recente morada.

Projeto: Gustavo Marasca / Fotografias: Alessandro Gruetzmacher 

Inspirado na loja RH (Restoration Hardware), em Miami, o projeto tem uma base clássica, com pavimento em madeira com assentamento em escama-de-peixe e paredes pintadas num tom mais encorpado e acolhedor.

No que se refere aos objetos decorativos, a maioria das peças foi aproveitada de outras casas e de outros momentos da vida do casal, sendo que, várias delas foram trazidas de viagens de férias. As porcelanas pintadas à mão, por exemplo, vieram da Tailândia e ganharam destaque na área do café. O vaso soprado verde é da ilha de Murano, na Itália, e ganhou destaque no móvel do home theater. Já o candeeiro da Kartell pontua a mesa de centro.

Segundo o arquiteto, a aposta foi em peças contemporâneas que aliam design e conforto. Houve a preocupação de não misturar tons de madeira, nomeadamente porque o pavimento já é no mesmo material. “De uma forma geral, optei por móveis e marcenaria com acabamento em folhas de madeira e laca, à exceção do móvel do home theater e do café, que revesti com lâmina de pau-ferro, com verniz brilhante, para imprimir um toque retro, estilo anos 50, no apartamento”, descreve Gustavo.

Na área social a cor preta ganhou destaque, mas de forma leve. Ela está presente nos armários da cozinha gourmet (em laca fosca), na bancada e balcão (em granito preto São Gabriel, com acabamento escovado), na mesa de jantar Eclipse e nas cadeiras Ale, ambas assinadas pelo designer Marcelo Ligieri.

Na sala de televisão, o sofá principal é o modelo Platô, assinado pelo Jayme Bernardo, e o outro é o modelo Piero, assinado por Patricia Anastassiadis para a Arefacto. Mas a cereja no topo do bolo é a poltrona Slow Chair, um clássico da Vitra assinado pela dupla Ronan e Erwan Bouroullec, em 2006.

O chamado “espaço gourmet” tem uma atmosfera própria, totalmente desconectada do resto do apartamento. A ideia aqui foi sair do preto e do cinzento para mergulhar nos tons “off white” e nos materiais naturais, incluindo o pavimento que reproduz a textura de pedra, o papel de parede de palha, o sofá de couro e os móveis e armários de madeira.

A mesa foi projetada pelo próprio arquiteto e revestida em folha de madeira Catuaba, com detalhes em latão no tampo. Na mesma madeira, as cadeiras são assinadas pelo designer Paulo Alves. Os lustres são trançados em fibra de bambo, com lâmpadas de filamento de carbono, enquanto a bancada é de pedra limestone.

Ao projetar a suite do casal, o arquiteto inspirou-se num quarto de hotel e escolheu uma combinação de cores em tons mais escuros, papel de parede animal print, tapete persa reloaded, cabeceira estofada em linho, armários em laca e uma cortina com forro de veludo.

0
Would love your thoughts, please comment.x