Por a 1 Novembro 2022

Fomos aos nossos arquivos e reunimos quatro projetos de casas vitorianas que se modernizaram e que, em diferentes estilos, respondem hoje às exigências de uma estética e vida contemporânea. Da minimalista à teatral, deixamos-lhe quatro projetos de inspiração visual.

Diz-se da arquitetura Vitoriana que é eclética e que combina elementos de épocas diferentes. O estilo que foi buscar o nome emprestado à rainha Vitória de Inglaterra, carateriza-se por fachadas de tijolos, janelas de guilhotina, tetos generosos, tábuas de madeira, lareiras imponentes e intrincados trabalhos em gesso. Uma arquitetura robusta que permanece popular hoje, ainda que com uma interpretação contemporânea.

Fomos aos nossos arquivos e juntámos um conjunto de ideias e inspirações visuais onde este estilo se reinventou em casas que respondem aos desafios do mundo contemporâneo.

Casa Vitoriana em Londres

Assinada pelo estúdio LLI Design, esta remodelação de uma casa de 3 andares numa área residencial no norte de Londres, tinha como objetivo tornar a habitação confortável e aconchegante. No projeto, muitas das características daquele período foram removidas e as que restaram não foram maximizadas. O resultado, é uma casa com um ambiente visual vitoriano, mas onde os toques modernos e os elementos contemporâneos se destacam do layout. Veja aqui o antes e depois.

Clássica e intemporal

O mais recente projeto de interiores do estúdio Vives St-Laurent, é a remodelação de um apartamento localizado na rua Saint-Hubert, em Montreal. O apartamento, está inserido num bairro de casas de estilo vitoriano construídas no final do século XIX, que se caraterizam por paredes curvas, molduras e tetos altos, bem como, na forma como os quartos se alinham. A ideia do projeto foi a de criar um ambiente leve e acolhedor, valorizando os elementos originais e misturando-os com novos materiais.

Transformação

O coletivo KLD assina a transformação da Donnybrook Residence, uma bela casa vitoriana de três andares e tijolos vermelhos, com proporções, charme e elegância raros. A Donnybrook Residence reúne em três andares charme, história e algo mais – contemporaneidade, arrojo e um quê de teatral.

Inspiração nórdica

São diversos os elementos que nos fazem apaixonar por esta casa localizada em Bristol, no Reino Unido. A começar, desde logo, pelos traços arquitetónicos. Naturalmente que, a destreza com que os proprietários do apartamento, Agatha e Robert Appleton, misturaram o vintage com o “moderno”, também contribuiu para o charme da habitação.

0
Would love your thoughts, please comment.x