Por a 20 Outubro 2022

Uma antiga fábrica de lápis, na zona industrial de Islands Brygge, em Copenhaga, foi transformada numa casa para apaixonados por design, arte e música. A casa pertence a Jette Egelund –  proprietária da empresa de design dinamarquesa Vipp.

Arquitetura: Arcgency / Design de interiores: Julie Mølsgaard / Fotografias:  Anders Hviid / via archilovers

O que em tempos foi uma antiga fábrica de lápis, é hoje a casa de Jette Egelund, proprietária da empresa de design dinamarquesa Vipp, e da sua família. O casal apaixonado por design, arte e música mostra o seu apartamento de 340m2 em Copenhaga, que desfruta de um amplo terraço e jardim com vista para o canal da zona industrial de Islands Brygge.

A antiga área portuária da cidade dinamarquesa é hoje uma mistura de habitação privada moderna, escritórios e indústria. Um ambiente inspirador cercado por oficinas de produção tradicional, oficinas de aço, carpintarias, galerias e salas de ensaio de bandas. Do grande terraço adicionado ao edifício, Jette e Mogens têm vista para o canal, onde Jette todas as manhãs mergulha em “Havnebadet”, um complexo de piscinas desenhado por Bjarke Ingels. À vista está também a sede da Vipp, onde Jette é co-proprietária com dois filhos.

O apartamento de 340 m2 é dividido em dois andares, sendo que o piso térreo possui um grande espaço aberto que combina sala de estar, cozinha e sala de jantar. Neste piso estão ainda um grande quarto e casa de banho, o escritório e a biblioteca. O primeiro andar é composto por uma sala de estar em open space com lareira e com grandes janelas de correr, que dão acesso ao terraço e ao jardim de inverno.

O escritório de arquitetura dinamarquês Arcgency, foi o responsável pelo projeto de arquitetura e por adicionar o primeiro andar e a estrutura do terraço ao telhado plano existente. Uma ampla escadaria em aço liga o primeiro ao segundo andar e mantém viva a atmosfera industrial desta antiga fábrica de lápis Viking. Como que em memória à sua história, o elevador de carga, as portas de ferro e os pilares atingem o teto alto, mantendo a vibração industrial intacta.


O interior do apartamento reflete o interesse dos proprietários por design, arte e música clássica. Os proprietários contrataram a designer de interiores Julie Mølsgaard para aprimorar o interior e encontrar o local certo para uma vasta coleção de arte e mobiliário. Móveis de design moderno, antiguidades, peças de arte e heranças de família compõem uma mistura harmoniosa e transmitem uma atmosfera caseira. 

O apartamento em open space tem grandes janelas, paredes luminosas e espaço suficiente para reunir toda a família. 

Em relação à cozinha, Jette sublinha que, “é um prazer conviver com produtos da própria empresa. Acho um privilégio testar os nossos próprios produtos”. A cozinha de aço preto da Vipp contrasta fortemente com os pisos de madeira da Dinesen e a mesa e cadeiras de carvalho claro são também da Vipp.

0
Would love your thoughts, please comment.x