Por a 4 Outubro 2022

Reunindo os elementos de luz, terra, fogo e água, este edifício despreocupado conecta levemente salas que se cruzam e se sobrepõem, algumas mais próximas do céu, algumas da floresta e outras da água. E estende a sua proposta original como uma casa de piscina, tornando-se um convite à própria vida.

Projeto: Studio Nicholas Burns/ Fotografias: Peter Bennetts / descrição enviada pelos autores do projeto

No norte de Portugal, a suavidade dos pinheiros bravos, dos carvalhos e dos eucaliptos, descem suavemente em pedra entalhada à mão incrustada na terra. Sentada suavemente na base desta colina na região do Minho, está a Casa da Piscina, fluindo através desta paisagem em socalcos, ao mesmo tempo enterrada mas aberta.

As florestas, jardins e vinhedos estão juntos numa inesperada harmonia de natureza selvagem, estrutura e abundância. Esta energia transformadora reflete-se na Casa, que foi originalmente concebida para os meses de verão, mas cujo design pensativo aprofundou o seu papel ao longo das estações e nas profundezas do inverno.

Betão in situ, vidro, aço e pedra captam a luz do sol durante todo o ano e, enquanto os pavimentos de granito refrescam o espaço no verão, também se transformam num núcleo térmico com paredes embutidas na terra durante os meses mais frios. O mesmo acontece com a tradicional pedra de xisto nas duas coberturas sobrepostas, pontuadas por chaminés de aço corten que acabarão por assumir todas as cores das intempéries, marcando todas as possibilidades do tempo.

 

Uma lareira interior esculpida nas paredes verticais de granito local, ritualiza o aquecimento da casa, espelhado por uma lareira exterior em pedra que é um convite para cozinhar sobre o fogo, sentado à volta da lareira, sob as estrelas, com amigos e familiares.

Emoldurado pelo espaço de pé-direito duplo, com uma generosa mesa de jantar, cadeiras projetadas pelo Studio Nicholas Burns e um lustre Baccarat do século XVIII, o calor de uma cabana para todas as estações e ocasiões brilha por dentro e por fora.

Para estas e outras ocasiões, existe a adega, discretamente acedida através de uma porta oculta e de uma passagem junto à zona de refeições. Paredes íntimas dão lugar a um generoso espaço envolto em carvalho, propício para compartilhar experiências de vinho, ideias e sonhos – um interior para guardar memórias.

O coração da casa está na sua relação com a água, como atrevidamente capturado pela grande obra de arte na sala de jantar de Muntean e Rosenblum. Nesta temática, destacamos a piscina, que dá nome à Casa e que oferece um percurso de bancos de pedra arenosa. No interior, os espaços de banho são envoltos pelas mesmas pedras, a mesma luz de cima e as mesmas vistas para o céu – permitindo o mesmo ar fresco que flui de fora para dentro. Estes diferentes espaços destacam a qualidade transformadora e em constante mudança que fornece a água, traçando as diferentes possibilidades e relações que brotam dessa fonte de vida.

Reunindo os elementos de luz, terra, fogo e água, este edifício despreocupado conecta levemente salas que se cruzam e se sobrepõem, algumas mais próximas do céu, algumas da floresta e outras da água. E estende a sua proposta original como uma casa de piscina, tornando-se um convite à própria vida.

 

0
Would love your thoughts, please comment.x