Por a 30 Agosto 2022

É incrível a capacidade que um projeto de remodelação pode ter no renascimento de uma propriedade cheia de afectos e memórias. A casa de campo que mostramos de seguida, foi votada ao abandono por anos sem uso. Contudo, a vontade de a fazer renascer levou a uma intervenção que a transformou num palco para a vida.

Projeto: Natalia Lemos Arquitetura (em colaboração com a arquiteta Paula Pupo) / Fotografias: Juliano Colodeti

Localizada em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, esta casa de campo com 250 m2 de área construída, estava bastante mal conservada antes do projeto de remodelação que mostramos de seguida, devido a anos sem uso.  Contudo, o desejo da sua proprietária em voltar a frequentá-la com a sua família, foi o ponto de partida para o projeto de remodelação encomendado à  arquiteta Natália Lemos, que contou com a colaboração da arquiteta Paula Pupo.

“Transformámos os cinco quartos originais em suites, adicionamos uma casa-de-banho que não existia na planta original e integrámos a cozinha com a sala, com a opção de isolar os ambientes quando necessário, através de painéis de correr em madeira”, conta Natália. Lemos.

No exterior, foi ainda projetada uma piscina – com diferentes profundidades -, virada para a incrível vista que a propriedade tem para as montanhas.

Em termos de acabamentos, foram utilizados materiais com diferentes texturas – como a madeira, pedras naturais, microcimento e vegetação -, o que ajudou a criar um ambiente aconchegante e, ao mesmo tempo, moderno.

 Um dos maiores desafios do projeto foi recuperar a madeira existente na casa, que, embora estivesse em más condições, tinha um valor inestimável para a cliente. “Sempre valorizámos a memória afetiva de uma casa antiga, porque acreditamos que uma casa deve ser afetuosa e cheia de memórias boas. Por isso, a nossa grande preocupação neste projeto foi manter a identidade original da construção e sublinhar o que ela tinha de mais valioso para os moradores”, revela Natália.

A produção final da casa também fez toda diferença. A aposta foi numa base neutra à qual foi sobreposta uma composição com várias almofadas em tons terrosos e nudes e com muitas plantas, proporcionando conforto e charme em todas as divisões”, conclui a arquiteta.

0
Would love your thoughts, please comment.x