Por a 13 Setembro 2022

A marca histórica – agora na sua terceira geração -, é líder em sustentabilidade e continua a explorar o potencial expressivo da madeira recuperada e centenária, através de métodos artesanais e tradicionais. O resultado são trabalhos de design únicos.

Fotografias: cortesia Naturedesign

Para a Naturedesign, o coração de cada projeto é o material utilizado, assim como o seu potencial expressivo. A marca histórica de Cerea, perto de Verona – agora na sua terceira geração e liderada por Thomas Franco – é líder em sustentabilidade desde o início. 

O código ético e estético da Naturedesign, esteve sempre enraizado na reutilização de materiais e na recuperação de madeiras raras, que são combinadas com pedra, vidro, couro e metal em trabalhos de design únicos e muito contemporâneos. 

Um processo que reflecte também um acto de redescoberta das extraordinárias e raras tradições de artesanato da região – um património a ser preservado e protegido – incluindo, por exemplo, as artes tradicionais do vidro de Murano.

Mesa ILL

A mesa “ILL” simboliza a filosofia da marca. O tampo é feito de madeira recuperada derivada de uma arquitetura centenária e foi habilmente restaurado com marcenaria meticulosa e qualificada. Tratado com tintas 100% não tóxicas e sustentáveis, preserva a patina do tempo. O grão da madeira revela a história do seu passado, ao mesmo tempo que se destaca para contar a história do seu futuro. A base é feita de vidro fundido em moldes de ferro fundido, um processo típico de Murano que confere a este material essencialmente sustentável a solidez estrutural necessária. 

Mesa ILL

As formas tornam-se essenciais, já que o papel do design é permitir que as vibrações sensoriais do material emerjam. Essa pureza da forma retorna na mesa “Waterfall” , feita inteiramente de vidro, celebrando a transparência e a leveza do material. 

Mesa Waterfall

A poesia do material também reinventa uma peça clássica: o aparador “River” , moderno e atemporal, que reúne madeira recuperada, vidro e couro. A ligação entre os espaços domésticos e a casa que caracteriza todo o trabalho da Naturedesign também é visível na mesa “Lymph” , cuja superfície sinuosa e orgânica evoca formas biomórficas para introduzir um novo conceito de convívio.

Mesa Lymph

A Naturedesign abrange ainda processos artesanais, materiais naturais e uma cadeia de suprimentos de baixo impacto ambiental que se estende ao transporte, projetada especificamente para reduzir o consumo de CO2 . As peças das coleções mais recentes são projetadas para viagens “sem ar”, o que significa que são desmontadas e encadernadas por embalagens altamente compactas e sem plástico. Quem escolhe uma mesa, um aparador, uma cadeira ou uma estante da Naturedesign abraça a natureza com amor e respeito.

0
Would love your thoughts, please comment.x