Por a 7 Junho 2022

Esta tradicional casa de dique em Amsterdão, foi remodelada e transformada numa casa de família onde o património tradicional se funde com a modernidade. Um projeto que é generoso em detalhes e onde a materialidade se expressa e assume protagonismo.

Projeto: Studio Modijefsky / Ano: 2021 / Área: 260m2 / Fotografia: Maarten Willemstein / via archilovers

No norte de Amsterdão, uma casa tradicional de dique – Dijkhuis – foi transformada numa casa de família pelo Studio Modijefsky. A construção de um dique eleva o nível do solo, logo, as casas que são construídas nas suas imediações, apresentam características como uma diferença nas altimetrias, que apresentam grandes desafios e oportunidades criativas ao mesmo tempo – especialmente numa casa como esta, onde deveria ser encontrado um equilíbrio entre o património existente e a introdução de elementos modernos.

Para criar um interior que se adequasse à arquitetura original mas ao mesmo tempo a “refrescasse”, as qualidades espaciais foram avaliadas e as propriedades de altura, luz e de cada estrutura do edifício e forma de janela foram maximizadas. Os resultados desta abordagem são mais visíveis na espaçosa cozinha e na área de jantar na parte de trás da casa. 

O teto com vigas baixas, atrai para um espaço íntimo, onde uma grande mesa facilita a reunião da família para uma longa refeição ou simplesmente para apreciar a vista sobre o jardim através das amplas janelas francesas. 

Na cozinha, o tampo em tijoleira é combinado com os armários de madeira e o pavimento de terracota. Nesta divisão, destaca-se o armário de porcelana leve e personalizado, feito em vidro, perfis de madeira e azulejos brancos.

A sala de estar é o espaço mais luxuoso da casa. A luz entra através das altas janelas em arco que dão ao teto curvo com decorações Art Deco uma sensação de espaço e acolhimento. Tanto o teto como as paredes foram pintados em três tons de branco para realçar os elementos arquitectónicos. Numa sala como esta, com tanta luz natural, podem ser usadas cores mais escuras para um efeito dramático, como foi feito no pavimento em espinha de peixe. Aqui, todos os olhos são atraídos para um armário monolítico de nogueira cuja forma espelha as janelas opostas. Um grande sofá verde e um bar embutido com tampo de terrazzo fazem desta uma divisão onde se pode relaxar do anoitecer ao amanhecer.

A casa contempla ainda um escritório que também funciona como quarto de hóspedes. Os armários de arrumação embutidos têm vantagens funcionais e estéticas: acrescentam personalidade e proporcionam arrumação de roupa para residentes e hóspedes. 

No primeiro andar existem quatro quartos e três casas de banho. Neste andar, duas janelas de águas-furtadas foram instaladas ao longo de dois terços do comprimento do telhado. Em contraste com o andar de baixo, os pisos aqui são mais claros, com cores mais vivas nas paredes para criar uma atmosfera serena. Nos tetos dos quartos existem detalhes do telhado original com vigas. 

0
Would love your thoughts, please comment.x