Por a 13 Setembro 2022

Um telhado de duas águas com uma expressão forte e superdimensionado, é o elemento que mais sobressai nesta casa de campo mexicana, que oferece um espaço coberto que se estende da sala de estar até ao exterior.

Projeto: Estudio Atemporal / Fotografias: DR

O telhado de duas águas destaca-se de longe na geometria e na paisagem, e oferece um espaço coberto que se estende da sala de estar até ao exterior. Esta é a característica mais marcante da casa de campo que o escritório mexicano Estúdio Atemporal desenvolveu nos arredores de Valle de Bravo, na cidade de San Simón Em Alto, no México, e a que deu o nome de “Casa Jardim”.

Com cerca de 140 m2 e características espaciais particulares, a casa foi construída para ser o refúgio de uma família que vive na cidade. Nesse sentido, foi concebida como uma cabana no campo, mas que oferece o conforto de uma casa totalmente equipada.

A casa destaca-se pelos jogos de luz e escala, pela geometria pura que responde às condições do terreno – como topografia, limites e orientação -, mas o elemento que mais sobressai a quem se aproxima, é o telhado de metal de grandes dimensões, que se projeta para além da área da casa e cria um pátio coberto.

A sua forma de empena foi inspirada na arquitetura tradicional, o que leva a que o estúdio de arquitetura a descreva como uma cabana contemporânea.

O programa é composto por uma zona pública – onde estão a sala de estar e jantar, terraço, a cozinha e outros serviços -, com uma empena e um pé direito duplo e num conceito de layout aberto, com generosas portas de vidro que conduzem ao pátio coberto. Este espaço estende-se ao terraço e cria um deck que integra o interior e o exterior de uma forma harmoniosa. O contraste entre os dois momentos, tanto ao nível volumétrico como material, gera diferentes ambientes com caráter próprio, que permitem ter esta dualidade na experiência de viver a casa.

Numa das extremidades da zona comum, existe um pequeno recanto de leitura, ao qual se acede através de uma escada e que oferece um espaço aconchegante fora da zona de estar principal da casa, mantendo contudo uma relação com a mesma.

Na empena do telhado, uma janela circular permite ver esse recanto de leitura e na extremidade oposta da sala, uma parede de tijolos e dois degraus encaminham aos quartos, que ocupam a outra metade da casa. Existem dois quartos no piso térreo e uma suite principal no andar de cima, que contempla o seu próprio terraço e um espaço de banho híbrido – que tanto pode ser interior como exterior, através de portas de vidro giratórias.

Em termos de materialidade, reinam os acabamentos quentes, como a madeira, que percorre todo o interior da casa, incluindo paredes, pavimentos e tetos.

0
Would love your thoughts, please comment.x