Por a 3 Agosto 2022

Uma casa é, entre outras coisas, uma experiência imersiva. No caso deste apartamento localizado em Roma e remodelado pelo MGK Studio, a experiência tem contornos surpreendentes, na medida em que se tornou inesperada.

Projeto: Mohamed Keilani/ Fotografias: Luisa Carcavale / via archilovers

Transformar o tradicional em algo inesperado foi o desafio do MGK Studio na remodelação deste apartamento numa das zonas mais verdes e históricas de Roma, a Appia Antica.

Da necessidade de acolher e valorizar coleções de mobiliário e obras de arte, surgiu a ideia de um contentor silencioso capaz de acolher objetos que têm muito para contar.

Optou-se por um estilo minimalista, mas com características materiais profundamente vincadas. Ferro, madeira, betão e mármore misturam-se, sugerindo ora um ambiente clássico ora contemporâneo.

O apartamento gira em torno de um eixo central, sem limites físicos. A sala de estar, é o coração do projeto e evoca um gosto clássico, reinterpretando, com olhos de hoje, o parquet espinha de peixe e o mármore vermelho Levanto da lareira. Pensada para receber ícones do design, a sala dialoga com a cozinha através de uma janela de ferro.

Segundo os autores do projeto, trata-se de uma arquitetura com uma identidade que pisca o olho ao passado, especialmente na recuperação de objetos antigos – como retratos, cadeiras e molduras -, conseguindo contudo adicionar detalhes aparentemente desprovidos de tempo.

0
Would love your thoughts, please comment.x