Por a 25 Agosto 2022

Cores vibrantes, padrões, texturas e recantos aconchegantes. Se há coisa que esta casa não apela, é à monotonia. Localizada em Brooklyn, nos Estados Unidos, o escritório Barker Associates Architecture Office assinou o projeto de remodelação e ampliação que partiu da uma árvore.

Projeto: Barker Associates Architecture Office / Fotografias: Francis Dzikowski/OTTO

A um quarteirão do Canal Gowanus em Carroll Gardens, Brooklyn, a casa que se segue foi morada da mesma família durante 10 anos sem sofrer nenhuma alteração. Uma condição que acabou por mudar com o desejo de ampliar a cozinha e criar quartos maiores, nomeadamente para as duas filhas dos proprietários. Um dos principais impulsionadores no planeamento da ampliação, foi a ideia de trabalhar em torno de uma árvore de magnólia existente, e garantir que ela tivesse luz, raiz e espaço suficientes para se desenvolver após concluída a obra.

A sala foi repensada para ter maior capacidade de arrumação e na entrada, uma parede foi personalizada para ter espaço para acolher livros, sapatos e chaves. 

As escadas existentes foram trabalhadas para conseguirem acompanhar a abertura ampliada para o segundo andar. Um espelho Bower Studio personalizado pousa sobre a lareira de mármore existente. 

A cozinha foi também ela feita por medida, com os armários num tom quente e o pavimento em pinho rústico. Na sala de jantar foi colocado um banco, a partir do qual se tem vista para o pátio nas traseiras.

No design de interiores a palavra de ordem foi: colorir! Em tons vibrantes, padrões e texturas, as cores invadem todas as divisões da casa.

Uma nova escada em aço e madeira conduz da sala até ao jardim, onde os equipamentos recreativos da família foram organizados num sistema de suspensão. No jardim existe também uma pequena cozinha de apoio, que muitas vezes serve também de escritório. De salientar que o desenho da zona exterior, curva-se em torno da base da magnólia. 

0
Would love your thoughts, please comment.x