Por a 31 Agosto 2022

Há casas que têm a particularidade de, mais do que fotogénicas, serem cénicas. Uma qualidade porventura acentuada quando o proprietário é um realizador de cinema. É o caso desta casa clássica dos anos 70, aparentemente simples, mas com muita personalidade.

Projeto: benkobenkova / Fotografias: Matej Hakár

Era uma vez uma casa clássica dos anos 70, com muita personalidade e um jardim. Hoje, e após um projeto que a remodelou, é o lar de um realizador de cinema.

Pese embora tivesse sido alvo de um projeto de remodelação, nem toda a casa foi intervencionada. Na fachada, por exemplo, foi mantido o gesso original, tendo sido apenas alisado com uma fina cobertura. O mesmo aconteceu com o telhado, que se manteve em grande parte original, embora, considerando que a casa seria lugar de visita de estudantes e amigos, tivesse sido aberto na zona central para lhe acrescentar mais espaço vital.  De uma forma geral, foi adoptada uma abordagem muito racional para a reconstrução, sendo que o principal objetivo era o de manter e reutilizar elementos de design originais tanto quanto possível.


A casa deveria ser uma base criativa em forma de casa acolhedora – um lugar de boas sensações para discussões, confraternizações, partilha de ideias e apresentações. Daí a grande mesa, o fogão tradicional com zona para deitar, as escadas de acesso aos beliches e a cozinha ao virar da esquina. O beliche sob o teto, mas bem acima da mesa, é ótimo para conversas e discussões após o jantar. 


 Grandes portas ligam os interiores com o espaço exterior emoldurado por uma pérgola, que acabou por ser uma parte bastante cénica da casa – como um pequeno palco de cinema, onde a luz e a sombra fazem um jogo que muda dinamicamente durante o dia. De futuro, a pérgula terá uma cobertura natural com vegetação.

0
Would love your thoughts, please comment.x