Por a 1 Julho 2022

O ponto de partida para este projeto, foi a transformação de uma zona social num espaço de trabalho. Com este pequeno gesto, a dinâmica da casa mudou e consequentemente houve outras alterações.

Projeto: Felipe Carolo / Fotografias: Tuca Reines

Tudo começou com um pedido relativamente simples, a proprietária deste apartamento queria transformar uma sala para ver televisão que tinha no piso superior do duplex, num escritório e numa biblioteca onde pudesse desenvolver o seu trabalho. A sala de televisão integraria a sala de estar no piso inferior, e assim os espaços seriam otimizados. Com este pequeno gesto, a dinâmica da casa mudou e deixou de estar tão direcionada para receber e para grandes áreas sociais,  para se concentrar mais nas necessidades dos seus moradores.

Foram então criadas duas estações de trabalho no novo espaço de escritório e colocada uma mesa de reunião para quatro pessoas na outra extremidade. Em torno da bancada central, foram criadas prateleiras, algumas delas amovíveis, para se poder aceder às diferentes “camadas” que formam a biblioteca. Para aumentar a iluminação natural e tirar partido das vistas, a varanda foi ampliada e foram colocadas persianas solares.

No andar superior, junto à zona de escritório e biblioteca, existe ainda uma cozinha gourmet, que está integrada e serve esta zona do apartamento.

“Apesar de termos começado a pensar apenas nessa distribuição e ajuste de uso, as ideias surgiram e o trabalho aumentou. Acabámos por também intervir num dos quartos e por renovar a zona da piscina, que fica na cobertura”, conta Felipe Carolo, arquiteto responsável pelo projeto.

Para além do escritório, da biblioteca, da cozinha, e da zona da piscina, o piso superior conta ainda com uma casa-de-banho. No piso inferior existem três suites: o quarto principal, o quarto da filha e um quarto de brincar. As divisões de serviço que foram mantidas do projeto atual, assim como uma sala de jantar com varanda fechada e outro espaço de leitura.

Para a zona exterior, a paleta escolhida foi o cinzento, a madeira e o branco, e para dar vida, foram colocados alguns catos na piscina, que ajudam a quebrar o tom mas não interferem com o ambiente árido que era o pretendido para esta zona da casa.

0
Would love your thoughts, please comment.x