Por a 7 Julho 2022

Com a clássica vista para o Pão de Açúcar, no Brasil, este apartamento foi totalmente remodelado para conseguir dar resposta às necessidades da família que acolhe. A integração da zona social e o máximo aproveitamento da luz natural foram as prioridades.

Projeto: Bianca da Hora / Fotografias: Denilson Machado

Os generosos 250 metros quadrados deste apartamento no bairro carioca Flamengo, não respondiam às necessidades da família residente. Vai daí, foi necessário um projeto de remodelação que teve como prioridades explorar a entrada de luz natural – para iluminar os ambientes -, e integrar a cozinha na sala. 

Contudo, o projeto foi mais além e acabou por intervir também na suite principal – retirando-lhe alguma área para criar espaço para um quarto de brincar. As casas-de-banho também foram remodeladas.

A área social, que compreende salas de estar e jantar, varanda e cozinha, ganhou uma decoração contemporânea, com predomínio da cor branca, do cinzento e da madeira, conferindo-lhe um ambiente mais luminoso.

Ao todo, esta área ficou com 60 metros quadrados e com uma unidade visual conseguida através do uso de um painel em carvalho americano, que se estende desde a entrada até à parede lateral, formando um “L”.

Em frente à mesa de jantar, um grande espelho confere amplitude ao ambiente. Na parede oposta, um nicho revestido também em carvalho natural dá apoio à mesa de jantar. A marcenaria em madeira ripada, com acabamento laqueado a branco, camufla os armários.

Banhada por luz natural e aberta para a varanda por portas de correr, a área da TV ganhou um confortável sofá, que acolhe toda a família. A parede oposta, onde foi instalada a televisão, ganhou um revestimento 3D, para além da marcenaria que oculta a aparelhagem do home theater. Móveis e objetos de design assinado pontuam a decoração, como o candeeiro Cantante, de Claudia Moreira Salles; a mesa jardim e a poltrona Moom, ambas de Jader Almeida; e a Wooden Side Table, de Ronan e Erwan Bouroullec.

A cozinha fica após o corredor de entrada e integrada na sala de jantar. Com uma bancada em Dekton – que lembra o mármore branco com veios acinzentados -, carateriza-se pelo ambiente é claro e iluminado. As portas do armário em cinzento, seguem a paleta de cores da zona social.

A suite principal viu-se reduzida, sem com isso prejudicar o espaço. Aqui, na parede por trás da cama, foi colocado papel de parede e uma cabeceira estofada, cobrindo toda a sua extensão. Em vez do closet, foram criados dois armários embutidos, em frente às laterais da cama, que servem de forma independente. No quarto de banho predominam revestimentos brancos, com detalhes em preto nos metais e na moldura do espelho.

Uma outra casa-de-banho serve as visitas. Para este ambiente foi escolhida uma bancada em mármore travertino escovado, paredes com textura de cimento queimado e teto revestido em painel de madeira ripada.

Os quartos das crianças e o quarto de brincar, serão terminados na segunda parte do projeto.

0
Would love your thoughts, please comment.x