Por a 5 Julho 2022

Na Índia, uma casa escultural é a resposta imediata à sua envolvente. Tendo em atenção o clima e as exigências de uma família de três gerações, foi construída recorrendo a técnicas e mão de obra locais, criando um jogo de volumes que criam espaços com vários níveis de abertura.

Projeto: Sanjay Puri Architects / Localização: Bhilwara, Índia / Fotografias:  Mr.Dinesh Mehta 

“Mirai” é uma casa escultural, desenhada como uma vila residencial e pensada para dar resposta ao clima quente do Rajastão, na Índia. Projetada para uma família que reúne três gerações, a casa tem três andares, quatro quartos, duas salas, espaços com diferentes níveis de intimidade e escritório.

Com base na sua localização, dos lados sul e leste o espaço aberto é mínimo, deixando as áreas mais abertas e as zonas ajardinadas para os lados norte e oeste.

A casa tem diferentes alturas, o que cria um jogo interessante de volumes. Ao seu redor, um elemento curvilíneo cria espaços intersticiais e semiabertos ao longo de todo o perímetro, com reentrâncias mais profundas nas laterais voltadas para o jardim. 

Este elemento reduz substancialmente o calor, ao mesmo tempo que promove espaços abertos protegidos em torno da casa.

Esta casa escultural está diretamente relacionada com a sua envolvente. Ela dá resposta ao clima e às necessidades do proprietário, resultando num jogo de volumes e de espaços abertos, fechados e semi-fechados, energeticamente eficientes.

Em colaboração com artesãos e mão-de-obra locais, a casa foi construída com tijolos, arenito e gesso de origem local, e inclui processos de reciclagem de água, captação de água da chuva e painéis solares para geração de energia. A casa é construída de forma sustentável e é sensível ao clima.

0
Would love your thoughts, please comment.x