Por a 16 Dezembro 2020

Um cliente teimoso, um terreno localizado no cruzamento de duas ruas movimentadas, onde as colisões são uma constante e, no fim, uma casa cheia de surpresas.

Fotografias: Edmund Sumner, Suryan / Dang, Abin Chaudhuri / segundo a memória descritiva dos arquitetos, via Archdaily

Num cruzamento movimentado em Bansberia (estado indiano de Bengala Ocidental, Índia), coexistem três lotes adjacentes, que em tempos o cliente adquiriu. Visitar a Pool House e a House of Sweeping Shadows (ambos projetos residenciais projetados pelo Abin Design Studio na mesma localidade) encorajou-o a abordar o coletivo para ali fazer nascer a sua residência particular.

O principal requisito do cliente residiu na construção de um muro que delimitasse a propriedade com 3,6 metros de altura de modo a garantir privacidade e segurança. Era desejada uma casa segura e livre do ruído.

Após a devida análise do terreno, foi observado que construir um muro ao longo do limite do cruzamento daquelas ruas, sempre muito concorridas, representava uma obstrução na visibilidade do tráfego em qualquer uma das vias e seria desastroso para este cruzamento, já por si sujeito a colisões.

Relutante em desistir da ideia de um muro alto, passaram-se seis meses até convencer o cliente a avaliar a dificuldade da situação.

Por fim, foi acordado que o muro seria inserido no terreno do canto, fornecendo um alargamento da calçada e permitindo linhas de visão claras ao redor da esquina. O espaço exterior do muro foi ajardinado com arbustos de baixa altura, em contraste com o pavimento.

Recuos mínimos e a inevitável parede limite conduziram à ideia de integrar a parede no projeto da própria casa. A combinação de materiais, onde se inclui o aço, as linhas simples e um padrão cuidadosamente coordenado complementam a sensação de intemporalidade e monolítica.

As grandes aberturas e os ângulos pronunciados das paredes asseguram vislumbres dinâmicos da casa sob muitos pontos de vista.

Envolvida dentro desta parede estrategicamente articulada, a casa foi projetada como uma série de volumes voltados para o interior com pátios internos que garantem luz e ventilação.

A transição de fora para dentro garante uma experiência espacial graças às áreas abertas, sombreadas e cobertas numa sequência harmoniosa.

Múltiplos pátios possibilitam uma variedade de experiências por meio de relvados, ‘kund’ dispostos em redor da bio-piscina, deques e terraços que, em conjunto, formam uma casa interessante e vibrante.

No interior, os espaços interagem intimamente entre si, através de áreas de pé-direito duplo e grandes paredes envidraçadas.

O salão, as áreas de estar e os quartos estão dispostos de forma a ter vistas para a piscina. A elegante e dramática escada não é apenas funcional, mas também escultural.

A combinação única de materiais e elementos, a escada com as molduras de madeira e o aço contemporâneo e envelhecido com o revestimento de pedra, conferem uma qualidade duradoura à casa.

0
Would love your thoughts, please comment.x