Por a 19 Julho 2022

As formas orgânicas, os materiais naturais e um certo despojamento fazem deste projeto de interiores um convite à introspeção. A casa que é também uma homenagem à cerâmica está cheia de boas ideias e de bonitos detalhes para nos inspirar.

Interiores: Nj + Arquitetos Associados / Fotografias: Denilson Machado

Chama-se “Casa Olaria”e é um dos projeto de design de interiores que integrou a CASACOR SP, em São Paulo no Brasil, no ano de 2021. Contudo, as formas orgânicas, o conceito subjacente e os materiais utilizados, fazem dele um projeto bastante atual e inspirador.

Com 125 m2 de área interior e 75 m2 de jardim, a casa é uma homenagem à cerâmica brasileira, destacando a herança das antigas olarias do país e a importância do trabalho artesanal na arquitetura. O conceito, partiu da importância dos momentos de introspecção e reclusão, por isso, o quarto é sutilmente separado das restantes divisões.

O espaço define-se pelas formas orgânicas e por uma estética confortável e minimalista, onde os acabamentos aplicados no teto relembram as lajes nervuradas do modernismo brasileiro, ou os telhados das olarias tradicionais. Uma estante exibe uma curadoria de cerâmicas de vários artistas do país.

As formas arredondadas e a paleta de cores neutras escolhidas para o ambiente compõem o aspeto minimalista contemporâneo do espaço, e os materiais naturais são bastante explorados na sala de jantar, escritório, cozinha e suíte.

No mobiliário, o design brasileiro destaca-se através das peças cuidadosamente escolhidas, como a mesa de jantar Guanabara e as poltronas Ipanema e Manhattan, todas de Jorge Zalszupin.

No espaço encontramos ainda o banco Mocho de Sergio Rodrigues e a Cadeira Max de Arthur Casas Design. Outros nomes do design também presentes são: Lina Bo Bardi, Ricardo Fasanello, Adalfan Filho e Shane Schneck.

Mesas de centro, mesas laterais, bancadas e algumas peças do espaço são assinadas pelo próprio escritório, como a poltrona Cabaça. As obras de arte mais importantes do ambiente são de Mira Schendel, Célia Euvaldo, Zanini De Zanine, Carlos Nunes, Georgia Kyriakakis, Sergio Sister, Rodrigo Andrade, Gabriella Garcia e Ana Vitória Mussi.

Na coleção de cerâmica, temos as peças produzidas por Dona Rita, uma das artesãs mais antigas em atividade no Vale do Jequitinhonha. Além de outros nomes como Nado, Hanna Englund, Nicia Braga, Denise Stewart, Gilberto Gomes, Alice Aroeira, Studio Nun, Mila& Romi, Frida não late, Jamila Cruzado, Noni, Beatriz Dutra e Cristina Palma Lopes.

0
Would love your thoughts, please comment.x