Por a 16 Junho 2022

A poucos dias da chegada do verão, a nova edição da Revista Urbana é um elogio à vida “lá fora”. Para além das habituais inspirações, damos-lhe a conhecer quatro casas que, embora situadas em zonas urbanas, usufruem de espaços exteriores. Chegou o tempo de viver o ar livre e nós propomos-lhe boas ideias para o fazer.

Fotografia de entrada: José Manuel Ferrão

A edição que celebra a chegada do verão está nas bancas. Os próximos meses são os que, por excelência, mais convidam a viver o exterior. Seja na praia, imersos na natureza ou em casa, a estação do astro-rei e das noites quentes potencia o tempo passado ao ar livre. A pensar nisso, reunimos inspirações, lugares, pessoas e claro, casas, que nos remetem para uma vida fora das quatro paredes. Esta é também a edição que antecede o número 100 da Revista Urbana, que coincide com os seus 10 anos de vida. Que é como quem diz, estamos a preparar uma edição que é uma festa!

Abrimos a revista com as habituais inspirações e com peças que nos remetem para a beleza de um jardim, horta ou floresta. Mas não só, inspirados pelo clima quente do sul da Europa e pelas texturas da terracota, reunimos também inspirações em tons terrosos. Mergulhámos ainda no azul profundo e no verde esmeralda e deixámo-nos levar por gestos arquitetónicos e por paisagens que inspiram os seus criadores.

Vaso “Axel”, da Domani por Vincent van Duysen
“Onde”, coleção de Luca Nichetto para a Gandiablasco

Aquele que hoje é um espaço de trabalho, de encontro e de refeições tem nesta edição um destaque especial. Descubra as últimas novidades no Especial de Cozinhas que preparámos para si.

Modelo ITALIA, que marcou o início da colaboração da Arclinea com Antonio Citterio

À lupa, lançamos um olhar sobre a Heritage Collection do Studio Seitz, fotografada recentemente na Ghent House.

Ficámos a conhecer as novas coleções da GAN, apresentadas no Salone del Mobile, em Milão, e também a nova geração de janelas zenitais da VELUX, apresentadas na Casa Decor, em Madrid.

GOZ, madeira tecida segundo desenho de Kengo Kuma
Janelas zenitais VELUX

Fomos ainda visitar um espaço especial no coração de Lisboa – o Pão de Canela -, que tem agora uma nova decoração e um novo menu. E conhecer o terceiro hotel da cadeira Sir Hotels, o Sir Adam, em Amsterdão.

Sir Adam, em Amsterdão

Nesta edição damos-lhe a conhecer quatro casas, que embora localizadas em centros urbanos usufruem de espaços exteriores. A primeira é assinada pelo coletivo de arquitetura de Sidney Quintela e fica numa zona privilegiada em Oeiras, em frente à Praia da Torre.

Fotografia: Fernando Guerra

Seguimos para norte, para a zona de Serralves, para uma casa com projeto de arquitetura de César Machado Moreira e interiores do Anantique Studio. De seguida descobrimos uma casa com projeto de arquitetura de Bruno Miguel Marques, que conta com uma dose generosa de luz e uma ampla vista sobre o jardim.

Fotografia: José Manuel Ferrão

E voltamos a Lisboa, a um T5 convertido em T4 com uns generosos 150 metros quadrados de jardim, que acolhe uma família com um gosto depurado por arte e design.

Fotografia: Ana Paula Carvalho

Resta-nos desejar-lhe ótimas leituras e recordar que para doses diárias de inspiração, podem sempre seguir-nos no Instagram.

0
Would love your thoughts, please comment.x