Por a 7 Junho 2022

O Portalegre Palace nasceu de um investimento familiar, que transformou o antigo palacete do século XIX conhecido como o Palacete das Estátuas num projeto hoteleiro de luxo. O decorador Paulo Cruz e a designer de interiores Carolina Vala, assinam o design de interiores.

Situado no centro da cidade alentejana, um antigo palacete do século XIX foi alvo de um investimento avultado que o transformou num hotel de luxo. O projeto foi desenvolvido pelo empresário Dr. Hélder Martins e a sua família e o design de interiores entregue à Espaço Libris. O decorador Paulo Cruz e a designer de interiores Carolina Vala, assinam o projeto.

A unidade hoteleira direcionada para as famílias e para o lazer é composta por 11 quartos, nove deles em suite. Cada quarto representa um dos doces conventuais produzidos na fábrica que se encontra nas instalações. “Todo o piso inferior foi aproveitado para criar uma pastelaria de doces conventuais e uma garrafeira com o intuito de valorizar os produtos da terra”, explica a designer de interiores Carolina Vala.

Paulo Cruz, o decorador responsável pelo projeto acrescenta: “a decoração teve como ponto de partida o respeito pela identidade nobre do edifício. Na execução deste projeto, a Espaço Libris procurou proporcionar uma ambiência do século XIX, com ambientes leves proporcionados pela seleção criteriosa dos materiais e dos tons das paredes, e por um estilo clássico modernizado através de mobiliário de linhas sóbrias e requintadas”.

De acordo com os autores do projeto, nos corredores, foram mantidos os azulejos azuis do século XIX e o amplo salão de refeições é outro espaço a destacar. O exterior contempla um pátio de 600 metros quadrados polivalentes, onde inclusive poderão ser servidas refeições. O hotel conta ainda com piscina, jacuzzi, sauna, spa, experiências gastronómicas e vínicas e um pequeno oratório.

Para agregar a identidade clássica presente nos tetos com rosetas e sancas, nos azulejos das paredes, nas talhas douradas e nas tapeçarias, a Espaço Libris optou por mobiliário em tons escuros com apontamentos dourados, camas com cabeceiras imponentes que valorizam os tamanhos generosos dos quartos, rodapés altos e trabalhados e candeeiros de cristais em forma de lustres e apliques”.

De salientar que, o Salão Nobre é uma das estrelas do projeto, mantendo-se alguns elementos existentes, como o azul nas paredes, uma tapeçaria do século XIX, espelhos em talha dourada e livros centenários que enriquecem a decoração, conferindo ao espaço uma coexistência de épocas. Carolina Vala salienta ainda que, “este salão, para além de conseguir manter o seu teto maravilhoso valorizado por um grande lustre, tem várias janelas que proporcionam ao espaço uma vista privilegiada para toda a área de lazer exterior”.

0
Would love your thoughts, please comment.x