Por a 1 Junho 2022

Assente na paisagem natural como se de uma rocha monolítica se tratasse, a casa ergue-se empoleirada numa leve inclinação. Tem o Mar Egeu como cenário e promete dias longos em que o tempo passa devagar.

Projeto: Kapsimalis Architects / Localização: Pyrgos, Grécia / Área: 300 m2 / Ano: 2018 / Fotografias: Giorgos Sfakianakis / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily

Localizada nos arredores da vila de Pyrgos, em Santorini, na Grécia, este refúgio de verão está implantado num terreno com uma inclinação leve de frente para o Mar Egeu.

Embora única, a casa pode ser dividida em três habitações independentes, onde cada uma tem um espaço exterior privado.

O piso térreo, é comporto por sala de jantar, cozinha, dois quartos, casa-de-banho e uma cozinha secundária. No piso superior existem três quartos em suite. No piso em cave ficam as zonas de arrumos e garagem.

O projeto partiu da ideia de criar uma rocha monolítica artificial, que se estabeleceu num lugar aleatório na paisagem pontuada por elementos naturais. A residência é o resultado da subtração em massa dessa forma sólida. Partes do volume assumem diferentes ângulos de orientação, mas existem zonas onde estes se dividem criando passagens.

Os fragmentos da estrutura monolítica são colocados como caminhos, e como as paredes de contenção dos jardins exteriores. A forma arquitetónica da casa também faz referência aos tradicionais tetos abobadados de Santorini, às antigas torres de fortificação dos castelos da ilha e aos balanços de metal usados nas antigas pedreiras de pedra-pomes. A história arquitetónica da ilha, está sutilmente combinada e embutida na estrutura que materializa a casa.

No que à materialidade diz respeito, foram escolhidas a  pedra local e o tijolo para as paredes, bem como o gesso para os revestimentos e para os pavimentos exteriores. Para o interior, a escolha recaiu no gesso de cor branca e no mosaico branco. Madeira natural, mármore, aço enferrujado, cimento rebocado e argila foram os eleitos para o mobiliário interior e exterior feito à mão. Plantas mediterrâneas e cactos completam a integração da edificação na paisagem.

0
Would love your thoughts, please comment.x