Por a 20 Abril 2022

O projeto de remodelação desta casa Vitoriana foi distinguido com o Prémio United Kingdom Property Awards, que conta com o apoio da Rolls Royce, na categoria de Residencial Interior Private Residence.

Projeto: LLI Design / Fotografias: Richard Gooding Photography

Localizada em Highgate, no norte de Londres, numa zona histórica caraterizada por bonitas casas de época, a LLI Design concluiu recentemente um projeto de remodelação total de uma casa geminada, de estilo Vitoriano e com 4 andares.

Como que empoleirada no topo de Highgate Hill, com vistas invejáveis sobre Londres, esta casa de 1860 fica dentro de uma zona de conservação, o que levou a que todas e quaisquer alterações arquitetónicas fossem pensadas e feitas de uma forma muito precisa e sensível.

Pese embora o objetivo fosse manter a sensação de época do edifício, também era exigido que uma estética contemporânea fosse sobreposta, de forma a criar espaços mais abertos e que fossem ao encontro de um estilo de vida moderno.

A casa – alta e estreita-, tinha a vantagem de ser longitudinal, mas isso também foi um dos grandes desafios, porque era necessário fazer a residência parecer visualmente mais ampla.

Para responder aos pedidos dos proprietários, houve a necessidade de redesenhar os layouts existentes, com especial cuidado para com a dinâmica e o fluxo dos espaços.

Originalmente, a casa de 2800 metros quadrados, tinha no piso térreo uma cozinha com zona de refeições que abria para o jardim. Neste mesmo piso encontrava-se ainda um hall de entrada, um pequeno escritório e uma pequena casa-de-banho. No primeiro piso, dotado de um pé-direito alto, havia uma grande sala com um par de janelas da altura total e uma segunda sala mais pequena. No segundo piso ficava uma suite com um pequeno closet e no terceiro piso havia mais dois quartos e uma casa-de-banho familiar.

O projeto de remodelação alterou significativamente o piso térreo e o primeiro piso, que foram desenhados para receber a vida em família e por isso projetados em planta aberta, embora configurando espaços distintos.

No rés-do-chão foi criada uma sala de recepção, com espaço para guardar casacos e sapatos do dia-a-dia. Por sua vez, esta sala está diretamente ligada à cozinha que foi desenhada em open space com a sala de jantar e uma zona de estar, que se abrem para o jardim nas traseiras.

O segundo andar foi reconfigurado e tem agora uma suite master, com cores calmas e suaves, que vão dos cinzentos claros aos cremes e tons de rosa e coral, selecionados para criar uma sensação de calma e bem-estar.

No terceiro andar remodelaram-se os dois quartos e a casa-de-banho. Este piso foi pensado para as crianças e contempla também uma “brinquedoteca”. Foi ainda criado um armário utilitário.

No último piso, o quarto original tinha a vantagem de oferecer vistas espetaculares para Hampstead Heath e  contemplar janelas do chão ao teto. O piso acabou por ser redesenhado e hoje acolhe um quarto de hóspedes, um escritório e uma casa-de-banho.

E em relação ao conceito, optou-se por uma estética eclética, com elementos de meados do século misturados com outros contemporâneos, industriais e tradicionais.

Por último, foi desenhado um jardim de fácil manutenção, adequado a crianças.

0
Would love your thoughts, please comment.x