Por a 5 Abril 2022

As abóbadas em cerâmica e o piso original lembram uma arquitetura de outro tempo, e os tons pastel e a sensação de amplitude e fluidez confere-lhe o registo do tempo atual. Um projeto de remodelação assinado pelo escritório Atzur Arquitectura.

Projeto: Atzur Arquitectura / Tipo: Reabilitação e Remodelação / Localização: Barcelona / Ano: 2018 / Fotografias: Luis Diaz Diaz / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily

Localizado no bairro Poblenou, em Barcelona, o apartamento que mostramos de seguida tem dois pátios interiores e duas fachadas – uma voltada para a rua e outra para um dos pátios. O projeto de reabilitação e remodelação é da autoria do escritório Atzur Arquitectura.

A estratégia de projeto teve como objetivo melhorar a distribuição do espaço, distinguindo duas áreas. Uma primeira que se abre para a fachada interior, e concentra os ambientes mais reservados e que requerem menos superfície e mais compartimentação, como quartos e casas-de-banho.

E uma segunda localizada na fachada frontal e que acolhe os usos mais públicos, dando origem a um único espaço aberto que abrange a cozinha, a sala de jantar, a sala de estar e o escritório.

A proposta permite aproveitar ao máximo a luz e ventilação naturais e proporcionar sensação de amplitude e fluidez ao apartamento.

Para atingir os objetivos propostos, foram projetados três elementos que, para além do seu uso principal, cumprem a função de armazenamento: a bancada da sala de jantar, a poltrona e a mesa.

Em relação à materialidade, optou-se por valorizar os elementos originais. O piso é restaurado e as abóbadas cerâmicas são pintadas e expostas. Uma decisão que propõe um jogo formal de cores, ao mesmo tempo que marca o registo do tempo.

0
Would love your thoughts, please comment.x