Por a 15 Março 2022

O projeto de remodelação e ampliação transformou uma casa modesta numa residência de linhas fortes e contemporâneas. No interior, elegância e luz esculpem ambientes que se tornaram, decididamente contemporâneos.

Projeto: Luc Plante architecture + design / Área: 257m2 / Ano: 2020 / Tipo: Remodelação e ampliação / Localização: St-Hilaire, Quebec, Canadá / Fotografia: Raphaël Thibodeau

A forma como esta casa se transformou, faz com que, contam os autores do projeto, “seja fácil esquecer as suas origens modestas”. Assumiu uma forma assertiva, que a distingue e não deixa ninguém indiferente, e que assenta nas linhas fortes de um grandioso telhado, que confere uma sensação de volume, dando à residência um estilo decididamente contemporâneo.

O projeto de arquitetura, de forma a ir ao encontro das necessidades dos atuais proprietários, contemplou não só a remodelação e modernização, como também uma ampliação que lhe conferiu o dobro do tamanho original.

Da pré-existência, mantiveram-se os tetos altos no piso térreo e as grandes janelas. Na cozinha, foi colocada uma imponente ilha central com vista para o rio.

As superfícies das paredes contrastam com a suavidade da madeira. As ripas de madeira branca no teto dão amplitude à sala e a decoração contemporânea confere aos espaços uma sensação de plenitude.

Os espaços privados estendem-se por dois pisos. Os destinados às crianças estão ao nível do jardim, com um quarto familiar que se estende até ao pátio e parece escavado numa rocha. O pátio é cercado por uma magnífica passadeira em madeira que segue até o cais.

Já os pais, acedem ao seu quarto, localizado no segundo andar da casa, através de uma escada privada. A varanda, artisticamente cercada por um corrimão de vidro, é perfeitamente simétrica com a do piso térreo. O terraço ao ar livre, com vista para o pôr do sol, é ideal para uma bebida a dois ao final da tarde.

A parte superior da residência, que fazia parte da construção original, foi transformada num espaço de trabalho com um terraço.

No exterior, o revestimento escolhido foi uma combinação de pedra, tijolo branco – recordando a casa original -, e madeira, oferecendo uma variedade de texturas que se harmonizam.

A completar o projeto de arquitetura está o de paisagismo, que foi pensado para valorizar o primeiro.

0
Would love your thoughts, please comment.x