Por a 1 Março 2022

Projeto assinado por Pereira Miguel Arquitetos, o B. Hostel localiza-se na Comporta e insere-se no contexto urbano do loteamento dos Brejos da Carregueira de Cima.

Segundo a memória descritiva dos arquitetos (FT em baixo)

O edifício está implantado numa praça retangular mediada por duas ruas, funcionando como espaço público principal do loteamento. O projeto pretendeu colmatar a frente da praça com um edifício de linguagem contemporânea que através da sua volumetria representasse alguma centralidade no conjunto urbano.

Para além das relações visuais criadas, a escolha do conteúdo programático mostrou-se fundamental para a promoção de novas vivências sociais e económicas.

O uso de Hostel alia-se a um espaço comercial no piso térreo, tipologias até então inexistentes na zona. Espera-se com isto que a praça se transforme num espaço coletivo de convívio, alimentada pelas pessoas que vivem ou pernoitam nos diversos alojamentos das redondezas.

O edifício caracteriza-se pela implantação de um volume paralelepípedo de dois pisos e uma cave. As suas fachadas são caracterizadas por grandes planos brancos, pontuadas por envidraçados expressivos, elementos em ripado de madeira, varandas que se projetam para além dos limites exteriores e um terraço para Sudeste.

O espaço intersticial entre a construção e os muros é definindo por zonas de estar exteriores, através de plataformas em deque de madeira, jardim e uma pequena piscina.

O Hostel foi pensado para ser uma grande casa, com sala e cozinha comum, várias zonas de estar interiores e exteriores. Dispõe de nove quartos, de diferentes tipologias, permitindo uma ocupação máxima entre 30 a 36 pessoas.

FICHA TÉCNICA

Cliente: VOA Fly Localização: Comporta, Portugal Área: 560 m2 Arquitetura: Pereira Miguel Arquitectos Coordenação: Luis Pereira Miguel Engenharia: LNM engenharia civil (estabilidade) Projecto – Engenheiros Associados (outros projetos) Empresa de construção: Beach Blue Construções Data: 2021 Fotografia: Luis Viegas Photography

0
Would love your thoughts, please comment.x