Por a 30 Março 2022

O atelier espanhol Destudio pensou na reforma desta casa em prol de um espaço habitacional funcional e dinâmico, para quem trabalha em casa, com espaços interligados com painéis deslizantes que promovem o abrir e fechar de áreas.

Projeto: Destudio Fotografia: Mariela Apollonio

O projeto desta reforma total nasceu da intenção de melhorar o espaço de vida de um apartamento localizado no centro da cidade de Valência, em Espanha. Com mais de 165m2 de superfície, este projeto tem a particularidade de ter duas direções – um desafio e tanto a ser resolvido pela equipa de arquitetos responsável pelo projeto, Destudio.

A curva perfeita. O ponto mais importante de toda a nossa intervenção está na sala de estar/jantar, onde convergem estas duas direções. A solução foi desenhar uma curva com painéis de carvalho natural, que veste e dá personalidade a todo o espaço, tornando-o o verdadeiro protagonista de todo o projeto de reforma. O piso escolhido para todos os espaços da casa foi o porcelanato com instalação de piso radiante. Um dos sistemas de aquecimento mais eficientes do mercado e com o qual evitamos a instalação de radiadores.

Outro dos elementos característicos desta área é a janela de proa projetada sob medida com um baú embutido. O cantinho perfeito para relaxar na compahia de um bom livro.

Espaço de teletrabalho. A Covid fez-nos repensar os espaços que habitamos, dando especial atenção à nossa casa. O teletrabalho veio para ficar, e na Casa en Chaflán os clientes deixaram claro que queriam ter um escritório grande que permitisse que duas pessoas possam trabalhar confortavelmente. O referido espaço de trabalho está integrado na sala de estar/jantar. Aqui, a privacidade é proporcionada por uma elegante porta de correr em vidro. Além disso, este escritório tem acesso direto ao terraço da casa.

Cozinha integrada. Outro painel deslizante de vidro fumado dá acesso à cozinha e ajuda a separar visualmente a área de estar/jantar. Todo o espaço é projetado com detalhes de marcenaria personalizada, além do porcelanato de grande formato que forma o bar da península de toda a cozinha.

Área noturna. Todas as portas da área noturna da casa são projetadas com um painel, o que ajuda a manter a continuidade visual e vão do chão ao teto. Além disso, estas portas são folheadas a madeira de carvalho natural, o que lhes confere um aspeto muito mais elegante e exclusivo. O espaço principal desta zona é, sem dúvida, o quarto principal, com casa de banho privativa.

A entrada de luz natural é muito abundante e isso ajuda a gerar ainda mais sensação de amplitude.

Na casa de banho principal encontramos um grande formato de porcelanato imitando mármore e torneiras lacadas a preto, ambos os materiais conferem a elegância característica deste projeto.

Em suma, esta casa representa um projeto integral de reforma habitacional adaptado às necessidades atuais, com especial atenção aos detalhes e com um toque de exclusividade e distinção na escolha dos materiais, móveis e demais elementos que compõem este projeto.

Sobre o Destudio

É um atelier de arquitetura, design, construção e design de interiores composto por uma equipa multidisciplinar de profissionais que realizam trabalhos residenciais, comercias (farmácias), escritórios, entre outras especialidades, em diferentes cidades. Abordam os seus projetos de arquitetura a partir de um compromisso não só com a estética e funcionalidade, mas também com a sustentabilidade e economia. Ocupam-se da gestão do projeto, desde o início, até à entrega final da obra. Cada um dos seus projetos deverá, no seu entender, adaptar-se ao meio em que deve existir e para isso exigem precisão no design e inovação em novas tecnologias e materiais, bem como uma consciência sustentável que deverá refletir-se não só no processo de construção, mas também no resultado final. Contam com uma equipa própria de construção e execução integral da obra para cuidar de todos estes detalhes e de modo a poderem entregar o projeto ‘chave na mão’. A isto, juntam o seu trabalho de design de interiores, focado no design de móveis à medida e na definição de projetos até ao último detalhe. Tudo isto é possível graças a um capital humano que é o grande ponto forte do estúdio, com profissionais que apreciam a excelência no seu trabalho e colocam todo o seu entusiasmo no cumprimento dos objetivos dos seus clientes.

0
Would love your thoughts, please comment.x