Por a 22 Março 2022

10 modelos de portas, de madeira, com detalhes de vidro, deslizantes ou coloridas para imprimir à sua casa um toque diferente, dividir sem prejuízo do espaço ou da entrada de luz natural.

Neste apartamento em São Paulo, as portas deslizantes e pivotantes são revestidas em palha natural de bananeira. Ao longo de toda a extensão do apartamento, há um delicado forro de madeira de carvalho europeu tingido para dar destaque e aconchego aos moradores.

Meireles+Pavan Arquitetura; Fotografia Fran Parente

Projetada para a fundadora da marca de moda Star Mela, a casa contemporânea tem uma estética industrial, que é muito mais do que uma simples caixa minimalista em plano aberto. Neste projeto, as portas deslizam numa calha à vista, num exemplo claro deste atmosfera industrial.

Surman Weston Fotografia Johan Dehlin

A Série 7600 da Western Window Systems integra muitas inovações para cumprir com vários requisitos estruturais e de energia. Os elementos de design também fazem deste sistema um dos favoritos dos arquitetos – perfis finos e grandes painéis de vidro rolantes desobstruídos que se empilham ou deslizam nas calhas. O valor U de 0,30 para vidros duplos padrão, low-E e preenchidos com argónio da Série 7600 ajuda na eficiência energética numa variedade de condições climáticas.

Nesta antiga fábrica de papel, o espaço apresenta várias características originais, como vigas de madeira, paredes de tijolo, colunas de ferro fundido e janelas giratórias de ferro fundido. Para resolver a questão da luz, foi decidido remover uma das paredes que anteriormente dividia a sala de estar e o quarto. E no lugar da parede, foram introduzidos um conjunto de planos envidraçados e de madeira que vão do chão ao teto, para permitir a flexibilidade do espaço e adicionar interesse visual, com a filtragem da luz através de uma mistura de vidro transparente e prensado vintage.

Nesta casa, aparentemente desinteressante na sua distribuição e cujo acesso estava condicionado a um corredor escuro que a atravessa de uma ponta à outra, havia quartos dos dois lados. Depois da demolição, foi fácil resolver o projeto a partir de uma abordagem geométrica. As janelas que se abrem para o octógono, ou as várias portas que permitem o acesso aos quartos, criam múltiplos eixos longitudinais, transversais e diagonais.

Piano Piano Studio Fotografia Maria Donnini, Maria Grifo

Num antigo edifício de roseiras na avenida ribeirinha de Vila Real de Santo António, a fachada rosa esconde um verdadeiro tesouro. O interior exótico, com detalhes como uma pintura no teto de uma casa de banho (…) portas de madeira detalhadas e uma grande pia de pedra são parte dos seus atrativos. Os arquitetos apoiaram-se na seleção de cores e materiais, aliada a uma extensa preservação de detalhes arquitetónicos e na introdução de novos elementos contemporâneos, para criar cinco apartamentos com personalidades distintas, onde cada um contribui para um conjunto geral que homenageia as qualidades exóticas do edifício original.

O projeto? A transformação de um apartamento dos anos 1950 num cenário surreal onde realidade e ficção coexistem numa cena quase teatral. Arquitetura, teatro, música e ilustração alinham-se aqui com os desejos dos clientes – um jovem casal. A porta em arco em madeira clássica lacada azul que conduz à área de dormir é uma das protagonistas. Esta porta tem um perfil de madeira que se projeta 70 cm em direção à sala de janta.

La Macchina Studio Fotografia Louis Poulsen

No processo de reforma completa deste apartamento localizado em São Paulo, o objetivo foi unificar harmoniosamente a primeira remodelação feita com a nova unidade adquirida. A parede entre as unidades foi demolida criando uma sala ampla e iluminada. Esta transição foi destacada pelo cimento aparente da estrutura do edifício, tubos e imperfeições à vista, pela estante estante de inox preta, pelas portas feitas artesanalmente e alinhadas com as paredes ou pelo móvel da sala, com múltiplas portas de correr, que esconde a TV e desvenda a biblioteca e vice-versa.

Alvorada Arquitetos Fotografia Pedro Kok
Alvorada Arquitetos Fotografia Pedro Kok

O estado anterior do apartamento não correspondia às exigências do estilo de vida do novo proprietário. Assim, a nova proposta parte da demolição total da situação pré-existente, mantendo-se apenas o sistema estrutural. A proposta introduz dois elementos em forma de L que englobam as funções que o novo proprietário exigia: uma primeira divisória em forma de L, orientada para o acesso, que abriga a área da cozinha; e uma segunda divisória em forma de L que abriga os espaços dos quartos com WC privativo. Tanto o quarto como o WC de hóspedes são fechados com portas pivotantes de grandes dimensões, do chão ao teto, sem molduras perimetrais. Do mesmo modo, o escritório é um espaço ambíguo que se liga aos espaços comuns através de uma porta pivotante de vidro, que, por sua vez, conduz ao quarto através de duas grandes portas de correr do chão ao teto, e que na sua composição, de diferentes tipos de vidro, desenham figuras sobrepostas que desfocam os eixos dominantes dos quartos.

Raúl Sánchez Fotografia José Hevia

Consulte aqui a lista de empresas fabricantes de portas

0
Would love your thoughts, please comment.x