Por a 1 Março 2022

Ambientes minimalistas que celebram as matérias-primas. Interiores que integram elementos estruturais, ainda que num estado bruto e imperfeito. E a luz natural como um luxo e bem essencial. Três lições sobre simplicidade que podemos retirar deste projeto de escritórios e levar para nossa casa.

Arquitetura: VSHD / Fotografias: Oculis Project

Situado no topo de um edifício em frente ao Burj Khalifa, no centro de Dubai, ficam os escritórios da Imdad Corporate. Desenhados pelo estúdio de design de interiores VSHD, sedeado na mesma cidade, o projeto assentou num design minimalista que integrou elementos arquitetónicos do próprio edifício, para lhe conferir mais caráter.

A maioria dos elementos estruturais foram deixados no estado encontrado, isto é, brutalista e imperfeito. Colunas estruturais foram mantidas como elementos escultóricos. O betão foi usado como base, mas harmonizado com revestimentos em latão e madeira de carvalho. O resultado, explicam os autores do projeto, é um espaço unido através de linhas, estruturas e materiais, mas aprimorado pelo uso de novas matérias- primas.

O mobiliário foi selecionado para conferir aos espaços uma sensação eclética. Inclui peças desenhadas por Pierre Jeanneret, Mies van der Rohe, Marcel Breuer e Gio Ponti, entre outros.

A luz natural foi primordial. Os tecidos escolhidos focam o calor, o conforto e a resiliência, juntamente com os efeitos da luz natural que entra pelas janelas. A VSHD acredita que a luz natural é um luxo e uma necessidade. Nesse sentido, foram tidas em consideração todas as janelas disponíveis, garantindo também que o projeto levasse luz natural às áreas sem janelas.

Onde a iluminação natural não era possível, as luzes indiretas foram concebidas, projetadas e fabricadas.

0
Would love your thoughts, please comment.x