Por a 23 Março 2022

Foi necessário alterar profundamente o layout deste antigo escritório para o transformar num T2 com duas suites. João Tiago Aguiar assina o projeto que, criou um ambiente integrado, expressivo e contemporâneo.

Arquitetura: João Tiago Aguiar, arquitetos / Localização: Lisboa / Área:150 m2 / Ano: 2018 / Fotografias: FG+SG

O que antes era um escritório, foi transformado num T2 com duas suites. João Tiago Aguiar assina o projeto que, reduziu o número total de divisões de modo a aumentar a área de todos os compartimentos que o compõem.

A estratégia de intervenção, pode ler-se na descrição do projeto, passou por alterar profundamente o layout do apartamento, com mudanças significativas na distribuição dos espaços tendo em conta o conceito de uso.

Para além da criação de duas suites, a sala de jantar ocupa agora o espaço da antiga cozinha que, por sua vez, foi transformada em kitchenette e colocada no espaço de um antigo quarto adjacente. Esta alteração permitiu ampliar e juntar a área de confeção dos alimentos e a zona onde a família se reúne às refeições.

Na cozinha o destaque vai para o azulejo artesanal verde-escuro que reveste a parede acima da bancada, conferindo um toque de elegância e distinção a um dos lugares mais procurados numa casa.

Pensou-se ainda na vantagem que seria criar no centro do apartamento, um único volume que reunisse a despensa, alguns eletrodomésticos de apoio à cozinha, bem como uma pequena estante, a instalação sanitária social e um armário amplo na zona de acesso aos quartos. Para criar contraste, o armário foi lacado a preto e o seu alto brilho contrasta vivamente com o branco das paredes envolventes.

Como a casa é dotada de grandes vigas proeminentes, próprias da construção original, procurou-se dissimular essas estruturas, através do desenho nos tetos de pirâmides quadrangulares que terminam em caixas de luz a iluminar nobremente o apartamento e a inusitada decoração.

As carpintarias assumem aqui um papel preponderante e, por isso, foram desenhadas ao pormenor, de acordo com as necessidades específicas dos moradores, para agilizar a azáfama diária.  Por outro lado, a entrada original foi restituída, tendo, no entanto, sido mantida a entrada de serviço.

O projeto criou um ambiente integrado, expressivo com um visual totalmente contemporâneo marcado tanto pela funcionalidade como pela otimização dos espaços que, assim, conferem uma melhor fluidez no uso diário.

0
Would love your thoughts, please comment.x