Por a 8 Março 2022

No dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, vamos celebrar também a criatividade extra que colocam em cima da mesa, a graça com que se movem e a sensibilidade que colocam em cada detalhe.

Quando olhamos para o universo do Design de Interiores, notamos que se existe área em que o domínio é partilhado em igual medida pelos diferentes géneros, esta será com certeza uma delas. Contudo, hoje celebra-se o Dia Internacional da Mulher e por isso, os nossos holofotes vão incidir sobre elas, sobre a criatividade extra que colocam em cima da mesa, sobre a graça com que se movem e a sensibilidade que colocam em cada detalhe.

Fizemos uma pesquisa e seleccionamos sete nomes internacionais que, se não lhe são familiares, vai gostar que passem a ser. Escolha um lugar confortável para se sentar e venha daí.

Patrícia Urquiola

A espanhola nascida em Oviedo quase que dispensa apresentações. Patricia Urquiola estudou arquitetura e design na Universidade Politécnica de Madrid e completou os estudos no Politécnico de Milão. O seu trabalho está exposto em museus de Arte e Design um pouco por todo o mundo, como o MoMA em Nova Iorque, o Decorative Arts Museum em Paris ou o Vitra Design Museum em Weil am Rhein, na Alemanha. Ao longo da sua carreira tem sido distinguida inúmeras vezes, entre os Prémios está a Medalha de Ouro de Mérito nas Belas Artes, atribuída pelo governo Espanhol, ou o título de “Designer of the Year” para a AD Spain, Wallpaper e Elle Decor. O Studio Urquiola foi fundado em 2001 por Patrícia e o seu sócio, Alberto Zontone e é hoje uma referência no que ao design diz respeito.

India Mahdavi

Há quem a chame de “Imperatriz de todas as cores”. A arquiteta e designer franco-iraniana está sediada em Paris, de onde trabalha nas áreas da arquitetura, design, design de interiores, cenografia e mobiliário. A cor e o humor são duas das características apontadas a India Mahdavi, que tem vindo a construir um legado de referência em grandes projetos de hospitalidade, colaborações de luxo e com a sua própria linha de mobiliário, lançada em 2003.

Apoiante das técnicas ancestrais, abriu em 2011 a “Petits Objets”, no número 19 da Rue Las Cases, em Paris, um lugar para promover o feito à mão e a sua paleta de cores. A arquiteta e designer é peça fundamental do cenário contemporâneo, e marca a sua presença de uma forma singular, eclética e nómada, introduzindo no Oeste uma espécie de Pop Oriental.

Kelly Wearstler

Kelly Wearstler é uma designer americana conhecida pelos seus ambientes experimentais e conceitos provocativos. O seu extenso corpo de trabalho é caracterizado por narrativas expressivas, o que lhe tem valido um enorme reconhecimento internacional, materializado em prémios e distinções. Do design de interiores à arquitetura, passando pela direção criativa e identidade de marca, Kelly Wearstler faz com o design uma espécie de alquimia, que se traduz em experiências singulares. Wearstler fundou o seu estúdio em 1995 e desde então tem vindo a desenvolver projetos residenciais, hoteleiros, comerciais, coleções de design e produtos de lifestyle. À lista juntam-se ainda reconhecidos clientes privados com quem a designer tem vindo a desenvolver projetos específicos.

Brigette Romanek

Sedeada em Los Angeles, Brigette Romanek foi, nos últimos quatro anos, nomeada como uma das 100 melhores designers pela Architectural Digest. Conhecida por uma estética arejada e por transformar espaços modernos em ambientes com alma, Romanek diz mesmo que, o seu principal objectivo, “é agradar os meus clientes de uma forma que os surpreenda e os delicie”. Através do seu estúdio – o Romanek Design Studio – Brigette tem ajudado personalidades a criar os seus espaços de sonho, entre elas Gwyneth Paltrow, Beyonce, Demi Moore e Joe Jonas. Segundo a designer, a sua maior inspiração é a paixão pelos diferentes estilos e correntes, que combina de formas inesperadas. Brigette Romanek acredita que os espaços não devem ser trendy , mas sim frescos, funcionais e esteticamente vivos, porque só isso fará com que permaneçam inspiradores com o passar dos anos.

Constance Guisset









A designer francesa Constance Guisset fundou o seu estúdio em 2009, o qual se especializou em design de produto, design de interiores e cenografia. O seu trabalho é marcado pela procura de um equilíbrio entre ergonomia, delicadeza e imaginação. Os seus objetos são tentativas de explorar a encarnação do movimento pela leveza ou surpresa, ao mesmo tempo que defende o conforto como uma exigência.

Paola and Anna Lenti

Há cerca de 30 anos, Paola e Anna Lenti começaram por um fio, o dos tapetes. Esses foram os primeiros produtos lançados no mercado com a marca Paola Lenti. Corria o ano de 1994, a empresa era pequena mas os sonhos eram grandes. Ano após ano, foram experimentando fios e tecidos, o que as levou até às primeiras coleções para o exterior, que as tornaram conhecidas em Itália e no mundo. Dos projetos residenciais ao mundo dos iates e da hospitalidade, a empresa desenvolveu ao longo dos anos um conhecimento específico que garante soluções sob medida para qualquer tipo de contexto. As coleções de Paola Lenti são distribuídas em mais de 60 países e em cerca de 300 dos mais importantes showrooms internacionais.

Lucie Koldova

Lucie Koldova é designer de produto e é a partir da cidade de Praga que desenvolve o seu trabalho. Em França, em 2010, iniciou o seu caminho em direção ao sucesso, quando desenhou duas coleções de luminárias em vidro – Muffins e Balloons -, para a Brokis, um fabricante tradicional Checo. Depois disso, passou vários anos em Paris, onde transformou e aprimorou as influências, inspirações e motivos decorrentes das diversas culturas da cidade num estilo carismático, elegante e com uma linguagem formal sensual. Atualmente trabalha para clientes internacionais, criando peças de mobiliário, esculturas de vidro e luzes intemporais. O seu trabalho criativo concentra-se principalmente no vidro e no design de iluminação, envolvendo temas emocionantes com tecnologia de ponta. Em 2014, Lucie foi nomeada diretora de arte da Brokis e desde então tem vindo a produzir uma série de peças de sucesso para a empresa.





0
Would love your thoughts, please comment.x