Por a 23 Fevereiro 2022

Existem ambientes capazes de fundir estéticas que, aparentemente estão em polos opostos. Em São Paulo, o Estúdio Oslo conseguiu em 80 metros quadrados, harmonizar um estilo industrial, com uma vertente minimal e um leve toque de cor.

Arquitetura: Estúdio Olo / Fotografia: Bia Guedes, Estúdio Olo

Localizado em São Paulo, no Brasil, este apartamento de 80 metros quadrados foi remodelado com a intenção de conferir ao seu proprietário conforto e o máximo de amplitude que a sua área permitia.

Partindo destas premissas, o Estúdio Olo agarrou o desafio e começou o caminho para o sucesso alterando o programa original do apartamento, isto é, integrando um dos quartos – eram três – na zona social, expandindo assim a área de lazer e de convívio.

Outra das opções foi a utilização de elementos multifuncionais para conseguir organizar diferentes usos no mesmo ambiente. Como exemplo: o sofá modular que delimita a zona de estar e a de ver televisão; ou a bancada em alvenaria revestida com azulejos, que atravessa o espaço e ora se assume como estante ou banco para sentar à mesa. Os autores do projeto, destacam ainda a extensão de caixas amovíveis, que acolhem uma belíssima coleção de discos de vinil, à qual se acede de uma forma prática.

Em relação à estética que orienta todo o conceito do projeto, os arquitetos definem como uma “linguagem silenciosa”, que se consegue com recurso a materiais naturais como a pedra, a madeira e o betão à vista da laje original que define o teto.

Neste ambiente que deambula entre o minimalismo e o industrial, as cores aparecem pontualmente em obras de arte, objetos herdados e peças achadas em lojas de antiguidades.

0
Would love your thoughts, please comment.x