Por a 8 Fevereiro 2022

Conseguir a maior expressividade utilizando o mínimo de meios. Esta foi a máxima que orientou os fundadores do estúdio de arquitetura e design DA BUREAU, na remodelação do seu próprio apartamento de 38 metros quadrados.

Arquitetura: DA BUREAU / Fotografia: Dmitrii Tsyrenshchikov

Um dos princípios mais importantes do trabalho do estúdio de arquitetura e design DA BUREAU, é conseguir a máxima expressividade utilizando o mínimo de meios. Quando os clientes de um projeto a desenvolver são os próprios fundadores, – Anya e Borya -, o mesmo princípio tornou-se orientador e define todo o conceito.

O pequeno estúdio de apenas 38 metros quadrados localizado no centro histórico de São Petersburgo, estava vazio há muitos anos e apresentava alguma degradação. Ainda assim, a dupla decidiu transformar o pequeno apartamento num espaço acolhedor e de portas abertas para receber os amigos.

A configuração do apartamento disponha de janelas em três lados e o acesso a uma pequena varanda. Entre as pré-existências mais incomuns encontradas, estava uma lanterna de teto histórica.

Assim que começaram a remover o gesso que cobria paredes e teto, começaram a surgir paredes em tijolo com sobreposições de betão, que acabaram por ser deixadas assim e integrar a narrativa do novo projeto.

A prioridade era garantir que o apartamento fosse funcional e que tivesse espaço para a realização de festas, oferecesse espaços confortáveis para lazer e que, ao mesmo tempo, tivesse espaço de arrumação fechado. Uma necessidade que levou a dupla a “forrar” o apartamento com painéis brancos que oferecem arrumação e ocultam funcionalidades e utilidades indispensáveis.

Esta solução permitiu esconder muito do que faz parte da vivência de uma casa, à exceção de uma mesa e de um sofá. A mesma solução foi adaptada à zona de casa-de-banho, sobre a qual fica um quarto.

De destacar o volume preto, que esconde utilidades de cozinha, como o frigorífico, e que contrasta com os painéis brancos, conferindo equilíbrio ao ambiente.

Estas superfícies lisas que revestem as paredes contrastam com os tetos abertos. Em exposição, a dupla de designers tem alguns livros, colocados em prateleiras e objetos de arte. Uma mesa de madeira torna-se o centro do apartamento.

Toda a parte elétrica pertencente à iluminação foi colocada no sótão, escondendo assim os fios e deixando o teto o mais limpo possível. Todos os móveis, à exceção das cadeiras Muuto e dos candeeiros Fild foram desenhados pelo estúdio de arquitetura e design.

0
Would love your thoughts, please comment.x