Por a 8 Fevereiro 2022

Escondida num subúrbio do centro da cidade, considerado importante património, This House Never Ends trata-se de um projeto de uma extensão com uma forte sensação de descoberta.

Projeto: Setffen Welsch / Fotografia: Shannon McGrath e Peter Clarke / Segundo a memória descritiva dos arquitetos

Projetar uma casa de família pode ser uma empreitada complexa: uma casa deve ser funcional, ambientalmente sensível, acessível e adequada ao bairro. Uma casa deve fornecer abrigo com uma sensação de espaço que é sua; deve ser cheia de luz e quente.

O que há de especial neste projeto? Uma casa de família no centro da cidade com uma resposta do local incomum, mas eficaz

Tal determina a localização, o layout, as proporções da sala e a articulação do tecido do edifício por meio de aberturas, materiais e detalhes.

Esta é uma extensão na parte de trás de uma casa de madeira de estilo eduardiano numa área residencial com um stock histórico, mas diversificado. O bairro construído é denso, fragmentado e eclético, proporcionando um ponto de partida e de inspiração para o projeto.

Optámos por ‘esticar’ o prédio em toda a extensão do terreno, girámos 45 graus e separámo-lo. Um movimento um tanto inesperado, e que gerou uma sequência interessante de espaços interligados e uma experiência de revelação gradual à medida que circulamos pela casa.

VEJA AQUI O VÍDEO

A casa foi projetada para ali se chegar de bicicleta. A entrada faz-se agora através de um novo pátio, virado a norte, que separa a antiga casa da nova extensão, nas traseiras, e proporciona uma sensação de chegada.

Três paredes de materiais diferentes formam as laterais deste pátio: a placa da antiga casa, tijolo reciclado da parte nova e um elo revestido em tela de madeira.

A harmonização de madeira organiza a casa numa ala infantil nas áreas de convívio antigas e comunitárias na parte nova. Colocar os novos edifícios num ângulo de 45 graus gera vistas através de salas e espaços ao ar livre, criando complexidade e profundidade.

As áreas no andar de cima em casas do centro da cidade podem ser, muitas vezes, negligenciadas devido à vista, construção em massa e ofuscamento. Em muitos casos, estes espaços têm muito pouca relação com a vizinhança imediata. Esta casa faz o oposto: o pátio no primeiro andar acessível a partir da sala de estar e estudo é privado, mas oferece vistas dos prédios vizinhos, bem como do seu próprio.

VEJA AQUI O VÍDEO

Um terraço privado no segundo andar permite vistas sobre os telhados, a cidade e as montanhas próximas.

Relativamente aos materiais e acabamentos. Um atributo importante de uma casa deve ser o conforto térmico, que é mais apreciado quando alcançado com meios passivos. O projeto desta casa aplica princípios de projeto solar passivo: controle solar, compartimentação, massa térmica, isolamento e ventilação cruzada. É altamente isolante, possui portas e janelas de madeira com vidros duplos de alto desempenho e alta massa térmica auxiliada por tijolos reciclados para as paredes internas. A energia é gerada via o sistema fotovoltaico interativo da rede de 4,75 kW.

A casa não usa gás; o aquecimento e a água quente são gerados através de uma bomba de calor; o cooktop é de indução.

No geral, esta é uma casa de família confortável, literalmente, a muitos níveis. Ao invés de ser um único objeto, é concebido como uma série de diferentes espaços e texturas que permitem vivê-la como uma jornada que pode nunca terminar.

0
Would love your thoughts, please comment.x